Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cooperativismo Entre os Asiáticos

19 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , , ,

O sociólogo Hiroshi Saito, no seu estudo sobre a formação das cooperativas, concluiu que existe uma profunda base cultural que recomenda a cooperação dentro de uma coletividade, base do cooperativismo. Quando os Estados ainda não estavam organizados, nas pequenas vilas, os que lá habitavam tinham que cooperar uns com os outros, para enfrentarem em conjunto as calamidades naturais, como as inundações ou terremotos, que não podiam ser resolvidos isoladamente.

Os que assistiram “Os Sete Samurais”, um clássico de Akira Kurosawa, verificaram que esta cooperação exigia, algumas vezes, a ajuda de samurais idealistas, pois a aldeia era frequentemente saqueada por bandidos. Mostra que a cooperação era também indispensável para a segurança.

Esta cooperação entre os membros de uma aldeia não é uma exclusividade asiática, mas um fenômeno antropológico universal que nos relembra que estamos numa aldeia global. Problemas como do Haiti ou de aquecimento mundial não podem ser resolvidos isoladamente, mas estimulam a cooperação de todos.

Vamos esquecer as nossas diferenças, pois para sobreviver precisamos uns dos outros. A colaboração internacional pode minorar alguns dos nossos graves problemas, mas precisa ser de igual para igual, como é no cooperativismo, sem a imposição das vontades dos mais poderosos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: