Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Governo Japonês do Hatoyama Enfrenta Dificuldades e Outras Notícias Asiáticas

8 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , , , ,

Hatoyama tornou-se primeiro ministro japonês pelo DPJ com promessas de mudanças radicais, como a diminuição dos poderes da burocracia pública, mudança das relações com os Estados Unidos e outros assuntos vitais para o Japão. Não conseguiu nem reduzir a recessão econômica que se abateu sobre aquele país, que já continua patinando por mais de uma década. Seu prestígio está em declínio, havendo comentários de que não conseguiria se sustentar até as próximas eleições para renovação de parte da Câmara Alta.

Agora perdeu o seu ministro das finanças Hirohisa Fujii, um experiente ex-burocrata deste Ministério, que contava com um staff conhecido nos organismos internacionais, composto por figuras que foram representantes no BID por muitos anos. Até a conhecida JAL, apesar dos suportes governamentais, terá que se associar com empresas norte-americanas como a Delta ou American Airlines, o que poderá aumentar seus voos para a América do Sul.

Na Ásia que enfrenta um dos períodos mais frios de muitos anos, a China anuncia que superou os Estados Unidos na venda de automóveis, chegando a mais de 10 milhões de unidades em 2009. Se os coreanos já eram agressivos no mercado sul-americano de autos, na faixa dos mais populares poderemos contar, no futuro próximo, com os chineses, com cujos preços só os indianos conseguem competir.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: