Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Influências das Culinárias Asiáticas no Brasil

19 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: , , , , , | 4 Comentários »

Acentuou-se o intercâmbio das boas culinárias de todo o mundo com a globalização. Vamos destacar dois exemplos interessantes de chefs que procuram fazer uma boa culinária, atualizada, em São Paulo, com preços razoáveis, seguindo os preceitos para a vida atual. Um é o restaurante Cosí, do chef Renato Carioni, que é italiano. O outro é o restaurante Aizomê, do chef Shin Koike, que é japonês. Ambos são jovens amigos e intercambiam conhecimentos.

Todos sabem que o macarrão veio da China, mas virou um dos ingredientes principais da culinária italiana, que Renato Carioni aperfeiçoou em Florença, na famosa Enoteca Pinchiorri. Além de produzir a massa leve que utiliza no próprio restaurante, preparando uma culinária saudável, ele introduziu uma grelha tipo japonesa, muito utilizada para os peixes no Japão, na qual o fogo vem de cima. É grelhado mesmo, e não frito na chapa, como na maioria dos restaurantes no Brasil. Isto evita que eventuais gorduras caiam na brasa, arruinando o sabor dos grelhados.

No Aizomê, o chef Shin Koike procura conhecer os melhores ingredientes disponíveis no Brasil, a preços acessíveis. Utilizando as técnicas que utilizou num restaurante francês em Tóquio, pratica uma culinária que tem toques “fusion”, misturando ingredientes locais, mas mantendo todas as qualidades da culinária japonesa, assim como o sabor dos materiais utilizados. Seu pai tem uma casa de “sushi” na capital japonesa.

Ambos pesquisam o tempo todo e tiram o máximo proveito dos sabores dos materiais disponíveis. No Cosí, o creme de abóbora é feito a partir do “kabotcha”, que é uma abóbora japonesa de sabor mais acentuada. Os peixes e as carnes são preparados no ponto certo, não “esturricados” como em muitos outros restaurantes. A massa aparenta ser a dos restaurantes japoneses, o “teuchi udon”, preparado na hora.

No Aizomê, até o tradicional “sashimi” recebe toques de originalidade, como alguma pimenta, até do tipo pimenta de bico, que se destaca pelo sabor, não sendo muito forte. Muitos molhos pouco conhecidos no Brasil são utilizados, diferenciando os pratos, tanto na apresentação como no paladar, sendo extremamente saudáveis. Muitas de suas sobremesas são feitas a partir do “tofu”, o queijo de soja, que todos sabem faz muito bem para a saúde.

Não são restaurantes para “badalação”, pois são pequenos, bem apresentados, mas sem luxo exagerado. E o mais importante, eles são acessíveis para os gourmets se tornarem habitueés, e voltados para a saúde e o bem-estar dos clientes, assim como dos seus bolsos.


4 Comentários para “Influências das Culinárias Asiáticas no Brasil”

  1. Giovana .
    1  escreveu às 20:59 em 29 de fevereiro de 2012:

    Nesse site, encontrei o que eu realmente precisava em minha pesquisa!
    Obrigado pela a AJUDA!
    Serviu me muito…
    Um grande Beijo a Todos da Equipe do site: https://www.asiacomentada.com.br...

    De: Giovana H.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:29 em 29 de fevereiro de 2012:

    Obrigado Giovana.

    Paulo Yokota

  3. Maria Eduarda
    3  escreveu às 11:47 em 31 de julho de 2014:

    Muito obrigada Paulo Yokota, ajudou-me bastante na minha pesquisa.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 16:29 em 31 de julho de 2014:

    Cara Maria Eduarda,

    Obrigado pelo uso do site.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: