Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novas Lideranças Empresariais Japonesas

25 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

Novos nomes de empresários japoneses começam a despontar no cenário internacional. Entre eles, o novo presidente designado do Keidanren, Hisamasu Yonekura, que ocupava a presidência da Sumitomo Chemical, um gigante petroquímico japonês. Outro é o novo presidente da JAL, Naoyuki Morita, que assumirá nos primeiros dias de fevereiro. Ele veio da Kyocera, a grande estrela comandada pelo já reconhecido Kazuo Inamori, que criou este conglomerado baseado na cerâmica fina, e é um dos atuais “capitães de indústria” japonesa.

O novo presidente do Keidanren já começou a articular com o governo japonês uma melhor coordenação da atuação do setor privado com a administração pública, notadamente em suas ações nas economias emergentes. Pode ser o ressurgimento da forma de atuação, que ficou conhecido como “Japan Incorporation”, diante da nova realidade global após a atual crise mundial. Os governos passam a ser mais indutores, baseados nas sugestões do setor privado, dando o suporte necessário para uma maior agressividade na expansão de suas atividades. É o que este site entendia ser uma grande necessidade, pois havia uma crescente descoordenação das atividades oficiais japonesas com os segmentos privados.

A Kyocera é um grande grupo que se firmou com o desenvolvimento da cerâmica fina e está fortemente voltada para novas tecnologias. O seu grande líder é Kazuo Inamori que, diferente dos atuais empresários japoneses, é carismático, contando com uma multidão de outros empresários, que o admira.

A reestruturação da JAL certamente necessita de um novo alento deste tipo, pois seus atuais problemas foram uma surpresa para muitos, disseminando um sentimento de frustração, como se um grande símbolo do Japão tivesse tombado.

Vamos aguardar os resultados, com paciência. São esperanças que se renovam, pois o Japão continua importante no cenário internacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: