Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Seguro Saúde Asiático no Brasil

8 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Saúde | Tags: , , , , ,

Uma experiente empresária brasileira impressionou-se quando um hospital brasileiro informou que aceitava pacientes segurados no Japão, quando da sua viagem pela América do Sul. Tem havido muitos casos em que as seguradoras aceitam efetuar os pagamentos de contas hospitalares, pois os daqui costumam serem mais baixos que os asiáticos, notadamente do Japão.

Aliás, existem muitos países onde as contas dos serviços médicos são relativamente menos custosas que de outros países, fazendo com que todos se beneficiem das assistências prestadas onde os custos são mais baixos, inclusive as seguradoras. Por exemplo, desde que determinados hospitais estejam aparelhados para serviços de “check up” ou alguns procedimentos específicos, de alta qualidade, há muitos casos que comportam os custos de deslocamento do local onde residem para onde tais serviços são prestados.

Algumas instituições, sem ferir a ética profissional dos médicos, tem divulgado que estão equipados para prestarem tais serviços, principalmente porque as fontes pagadoras locais remuneram modestamente por tais procedimentos. No mundo econômico costuma haver tais “arbitragens”, quando existem diferenças de custo em diversos serviços, como se fora um intercâmbio comercial.

Não deixa de ser mais um aspecto do mundo cada vez mais globalizado. É evidente que os custos de transporte entre a Ásia e a América do Sul são apreciáveis, mas quando, por qualquer circunstância, estes custos já estão cobertos por outras razões, como as viagens de serviço, turismo ou até os casos de profissionais expatriados, sempre existem vantagens na utilização dos serviços onde seus custos são mais baixos.

Com muitas pessoas da terceira idade, quando as aposentadorias que recebem são insuficientes para a vida nos locais onde preferem residir, tem havido até transferências para locais que apresentam condições mínimas indispensáveis. Muitos empresários expatriados, quando de sua aposentadoria, preferem continuar morando na América do Sul, onde já estão acostumados, e os custos de manutenção são sensivelmente mais baixos.

Nos Estados Unidos é comum habitante da terceira idade das regiões mais ao norte virem morar na Flórida ou na Califórnia. As estações climáticas das regiões tropicais, como Atibaia, poderiam acolher asiáticos, com muita facilidade, e ganhos para todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: