Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sinais do Tempo

14 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , , , , ,

Em que pese o fracasso da reunião de Copenhague ao tentar um compromisso global, com metas definidas para evitar o aquecimento que está ocorrendo no mundo, constata-se evidentes sinais que esforços estão sendo feitos em todos os países relevantes na matéria. Tanto na China e Estados Unidos, mundo desenvolvido, quanto nos emergentes. A consciência global está constatando que algo precisa ser feito de concreto para evitar um desastre total, no que está sendo ajudada pela mídia, e muitos entendem que as atuais irregularidades climáticas podem estar vinculadas com este aquecimento.

A China está se empenhando na implantação de mais 15 usinas atômicas, esforço que não pode ser ignorado, ainda que enfrente os problemas de armazenamento dos resíduos. O fato concreto é que a matriz energética chinesa é a mais poluente do mundo, e muito terá que ser feito naquele país, como ficou claro na última Olimpíada. Até a imprensa norte-americana está reconhecendo que estão fazendo mais que os próprios Estados Unidos.
Os Estados Unidos, ainda que haja resistências no Congresso que limitam as possibilidades de compromisso do Executivo, contam com um secretário de energia, de origem chinesa, um ganhador do Prêmio Nobel empenhado na autossuficiência de energia envolvendo todos os seus centros de pesquisas. Ainda que demore um tempo, vão conseguir atingir o seu objetivo, com energias não poluentes, ainda que mais custosos.
No Japão, o governo está empenhado na concessão de empréstimos oficiais para projetos de grandes empresas, desde que não poluentes. Há os que entendem que este é o “leiv motive” para voltarem a crescer. Em todo o mundo, estímulos desta natureza viraram usuais, não se aceitando mais projetos que causem danos à ecologia.
O conjunto de todas as medidas que estão sendo tomadas acabará tendo efeitos, pois se trata da sobrevivência da humanidade. Há, portanto, esperanças.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: