Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescimento Econômico no Mundo

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Em que pese o pessimismo natural dos analistas econômicos, o crescimento vem ocorrendo nos mais variados países. No Japão, o ultimo trimestre do ano passado surpreendeu a todos, atingindo mais de 4% com relação ao mesmo período do ano passado.

Na Índia, anuncia-se que o ano financeiro que se encerra no próximo mês de março deve apresentar um excepcional crescimento de 7,5%, estimando-se que no próximo ano supere a 8%, que é muito elevado para um país com sua dimensão.

Aqui no Brasil, também as estimativas do mercado financeiro passaram para um crescimento de 5,5%, ao mesmo tempo em que a inflação passou a ser estimada em 4,8% para este ano.

Mesmo com os problemas que afetam os países extremamente endividados, como a Grécia, para o qual a comunidade europeia discute uma assistência, o lado real acusa melhorias em diversas regiões do mundo.

Havendo uma ousadia um pouco maior dos dirigentes brasileiros, deve-se perseguir um crescimento que acompanhe os principais países do mundo emergente, como a China e a Índia. Os chineses já cogitam de medidas para desaquecer o crescimento que vem se observando para evitar problemas inflacionários.

Ainda que os chineses neguem mudanças cambiais, a pressão que está sendo exercida pelo resto do mundo parece que começa a afetá-los.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: