Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária do Chef Toshio Tanahashi “Shojin Ryori”

7 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: , , , | 4 Comentários »

tanahashi Encontra-se em fase adiantada de entendimentos o programa da vinda ao Brasil do chef Toshio Tanahashi, especialista em “Shojin Ryori”, reconhecido no Japão, nos Estados Unidos e na Europa.

Ele e sua equipe deverão receber o apoio da Fundação Japão e do Consulado Geral do Japão, além de patrocinadores de peso, para realizar pesquisas, palestras e dois jantares demonstração no conhecido restaurante Kinoshita, cuja cozinha é comandada pelo premiado chef Tsuyoshi Murakami.

Esta culinária, de base budista, se assemelha com a “vegetariana”, utilizando somente produtos naturais (sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos), não fazendo uso de carnes e peixes. O chef Toshio Tanahashi é conhecido pelo seu “tofu de gergelim”, queijo de soja com outros ingredientes.

Esta visita poderá inaugurar, na segunda quinzena de março, o início das atividades de uma Comissão de Gastronomia Japonesa presidida pelo chef Shin Koike, do consagrado restaurante Aizomê, muitas vezes premiado pelos críticos especializados. Visa disseminar a boa técnica da culinária japonesa no Brasil.

Aqueles que tiveram o privilégio de experimentar esta culinária “shojin ryori” em mosteiros japoneses, como em Quioto ou Tóquio, aguardam com ansiedade estas raridades, que procurarão utilizar algumas matérias-primas disponíveis no Brasil, como as produzidas pela Korin.

A visita deverá se constituir num importante intercâmbio cultural de uma verdadeira culinária oriental, saudável e agradável, no Brasil. Outro acontecimento de alta importância deverá ser as apresentações de matérias-primas importadas para a culinária japonesa, patrocinada pelo Grupo Pão de Açúcar, com o apoio da Jetro – agência oficial japonesa para fomento do intercâmbio comercial. Este evento está programado para meados deste mês de fevereiro.

Era uma lacuna que começa a ser preenchida, visando à elevação do nível da culinária oriental entre nós, necessitando ser divulgada com adequada atenção para separar o joio do trigo.


4 Comentários para “Culinária do Chef Toshio Tanahashi “Shojin Ryori””

  1. alice yumi shibata
    1  escreveu às 17:53 em 17 de fevereiro de 2010:

    por favor,gostaria de receber informações sobre preço horário,data e local do evento a ser realizado pelo chef toshio tanahashi. grata, alice

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:29 em 17 de fevereiro de 2010:

    Cara Alice Yumi Shibata,

    O programa do Chef Toshio Tanahashi está em fase final de definição. Mas ele deve, no mínimo, proferir uma palestra no Pavilhão japonês no Parque Ibiapuera, no dia 28 de março (domingo) no horário a ser fixado. Deverá preparar dois jantares demonstração, nos dias 24 (quarta) e 25 (quinta) no Restaurante Kinoshita, com um preço ainda a ser fixado. Está se cogitando de um "workshop" numa Faculdade de Culinária em São Paulo, e visitas aos locais de produção e abastecimento de produtos orgânicos. Lamentavelmente, a vinda do Chef e sua equipe tem um custo elevado.

    Paulo Yokota

  3. Comendo por aí – Shojin Ryori « Estilo Hyatt
    3  escreveu às 18:23 em 4 de março de 2011:

    […] Ásia Comentada, Veja São Paulo Online, Paladar, Blog Falando Abobrinhas Tags: chef, culinária, estilo, […]

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 16:01 em 4 de março de 2011:

    Estilo Hyatt

    Obrigado pela menção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: