Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Efeito das Estações do Ano

5 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , ,

quadro

Todos sabem que as estações do ano são bastante nítidas na maioria dos países das zonas temperadas, que predominam na Ásia, enquanto nos trópicos, onde se situa a maior parte da América do Sul, elas não são muito diferenciadas, havendo no máximo a estação das chuvas e dos períodos mais secos.

Elas acabam influenciando todos os aspectos da vida animal, principalmente dos seres humanos que possuem uma maior capacidade de aproveitar estas diferenças. Começa na cultura, cujas atividades acabam se relacionando com estas mudanças, para influenciar nos hábitos alimentares, nas vestimentas, nos esportes e todos os condicionantes da vida.

As atividades culturais mais nobres, como as grandes exposições de arte, concertos, costumam concentrar-se no inverno, quando as atividades externas acabam ficando mais difíceis. Como as que estão ocorrendo agora. Mas vai se criando já a expectativa da primavera que se aproxima, com o acompanhamento da evolução das floradas das cerejeiras, como no Japão, que depende em suas datas exatas da evolução do clima no ano. Os jornais acompanham do Sul mais quente para o Norte mais frio, havendo nuances nos enclaves como em Quioto.

A culinária acompanha a disponibilidade das matérias-primas, pois as frescas, colhidas quase diariamente, são mais apreciadas. Para os orientais é difícil conhecer cidades como São Paulo, abastecidas o ano todo por produtos que vêm de diversas regiões brasileiras como o Nordeste, o Centro Oeste, o Sudeste e o Sul. Pode haver uma safra e muitas outras safrinhas, e os bons agricultores desenvolvem técnicas para que as suas produções cheguem antes do pico da colheita, quando os preços são baixos, ou depois dele, quando os preços melhoram.

É evidente que os sul-americanos são condicionados pelos hábitos que importaram da Europa ou dos Estados Unidos, comemorando um Natal com produtos que não são da estação. Mera macaquice, que não são as mais adequadas para a localidade.

No entanto, o mundo está se globalizando, e é possível encontrar em todo o mundo temperado também hábitos e produtos provenientes dos trópicos, durante parte do ano, com todos os melhoramentos logísticos que ocorrem. Mas é sempre bom que a vida tenha épocas próprias, como existe o dia e a noite.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: