Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Entrevista do Professor Delfim Netto

19 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

# O professor Antonio Delfim Netto concedeu uma longa entrevista ao jornalista João Villaverde, que foi publicada pelo jornal Valor Econômico de ontem, ocupando uma página inteira. Aborda os principais problemas mundiais e brasileiros com a sua usual clarividência.

Apresenta uma visão realista, aproveitando para tocar de forma elegante em alguns problemas fundamentais do país. No seu ponto principal, mostra que o desenvolvimento brasileiro não pode viver só de recursos vindos do exterior, mas haverá necessidade de elevação da poupança interna, que tem como contrapartida uma moderação do seu consumo global. Tanto no setor público como privado.

 

 

Ele entende que numa política anticíclica é compreensível o aumento das despesas públicas para estimular os consumidores. Ainda que o Estado tenha recuperado a sua função de indutor, não precisa ser “balofo”.

Durante a atual administração Lula, ele entende que o sindicalismo ganhou um poder maior. O Banco Central continua conservador, não ousando colocar o câmbio no nível que ajudaria a economia brasileira, “defendendo a idéia de que o mercado é quem produz o equilíbrio cambial adequado”. “O Brasil tem tudo para chegar na metade do século XXI como um país desenvolvido, democrático, com um mercado interno com proporções extraordinárias e importante participação política no mundo”.

Sobre a sucessão, deve-se julgar os candidatos pelos seus programas. “O eleitor precisa entender que existem limites físicos que não são manipuláveis…”



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: