Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importante Reunião Sobre FTA na Bacia do Pacífico

21 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: , , ,

Avanços substanciais na discussão do FTA – Free Trade Agreement entre os países da Bacia do Pacífico estão sendo anunciados para os próximos dias.

O Japão assumiu a presidência rotativa destes países, que incluem gigantes como a China e os Estados Unidos. Fontes japonesas estão otimistas com avanços substanciais nesta agenda, e atribuem as dificuldades atuais ao avanço da Rodada de Doha ao Brasil, Índia e Estados Unidos.

Aventa-se a hipótese que alguns países não participem totalmente do acordo, mas se ele se concretizar as economias não participantes, como a do Brasil e as européias, acabarão isoladas de uma parcela substancial do mercado mundial.

O acompanhamento das reuniões dos próximos dias, que serão realizadas no Japão, acaba sendo muito importante para o Brasil, que não pode ser responsabilizado pela falta de avanço na Rodada de Doha. Isto interessa tanto aos empresários como às autoridades, não devendo ser encarado como mais uma simples tentativa, pois concorrentes latino-americanos, como o Chile e o México, estão fortemente envolvidos.

É preciso encontrar mecanismos diplomáticos e pragmáticos para que o Brasil não fique isolado, com a imagem de que somos intransigentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: