Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias do Outro Lado do Mundo

20 de Fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Algumas coisas surpreendentes acontecem no outro lado do mundo. Na China, durante o período das comemorações do Ano Novo Lunar (14 de fevereiro), as vendas aos consumidores aumentaram 17% em relação ao mesmo do ano passado, mostrando o otimismo com que os chineses estão encarando este Ano do Tigre. Em toda a Ásia, onde as férias trabalhistas não são muito regulares, o período do Ano Novo acaba sendo estendido e aproveitado para visitas a familiares e viagens de turismo.

Das Filipinas nos vem a notícia informando que as remessas financeiras de seus trabalhadores do resto do mundo chegaram a impressionante cifra de US$ 17,34 bilhões num ano, 10% do PIB do país. Não de trata dos trabalhadores de baixa qualificação, mas os que se destacam estão relacionados com a engenharia e a medicina. Eles estão nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, na Austrália ou no Sudeste asiático executando trabalhos de relevância.

Da Austrália, as informações são de que o primeiro-ministro daquele país estabeleceu um “deadline” para os japoneses na caça às baleias, com a desculpa de que se trata de pesquisas. A surpresa é que este noticiário estava fora do ar poucas horas depois, inclusive dos sites e blogs, que enviam as informações pela internet. Ou esta indústria tem um esquema muito eficiente de influência em toda a mídia, ou o assunto é considerado de pouca relevância pela opinião pública mundial. Enquanto se procurava mais detalhes para este texto, só restavam nas principais fontes alguns títulos gerais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: