Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupações com a Economia Chinesa

26 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Começam a aumentar, nos mais variados noticiários, as preocupações com a evolução da economia chinesa, que veio apresentando uma performance impressionante mesmo com a crise atual que continua assolando o mundo.

O Conselho Empresarial Brasil-China publica no seu Macro China  uma excelente e completa análise da economia chinesa, mostrando que o principal instrumento utilizado para fazer frente ao problema econômico mundial foi a expansão do crédito, inclusive para a construção civil e infraestrutura.

Mas isto provocou uma rápida expansão monetária, que já está sendo contida, pois gerou pressões inflacionárias.  De outro lado, o site Chinadaily publica uma matéria informando que, apesar do câmbio desvalorizado, o emprego industrial das companhias exportadoras de Guangdong foram reduzidas em 820.000 postos em 2009, ou 8,3% do seu total.

As empresas que mais provocaram cortes nos empregos foram as originárias de Hong Kong, Macao e Taiwan. São das indústrias eletrônicas, equipamentos elétricos e maquinarias, e de produtos de couro.  Estão nas cidades de Dongguan, Shenzhen e Guangzhou.

Adicionalmente, o presidente da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento da China, Zhang Ping Friday, alerta que a política macroeconômica chinesa será colocada em prova em 2010.  Com a expansão do crédito e os empréstimos inadimplentes, os bancos começaram as restrições, principalmente no setor imobiliário.

Com os pesados investimentos públicos, começaram a surgir capacidades ociosas em determinadas indústrias, como a de aço.  Hoje, um resfriado na China pode provocar uma pneumonia no mundo, principalmente no Brasil, onde ela se tornou a principal parceira comercial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: