Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Readaptação dos Filhos dos Brasileiros no Brasil

28 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , ,

Apesar da volta de trabalhadores brasileiros do exterior, em função da crise que assola todo o mundo, devemos entender este fenômeno como um desafio que afeta a todos que viveram em outros países, com culturas diferentes das nossas.  Precisamos transformar limão em limonada.

Os filhos dos nossos diplomatas, dos executivos expatriados para outros países, todos enfrentam estes desafios. E ainda que sejam dramáticos para os trabalhadores que ficaram conhecidos inadequadamente como “dekasseguis”, eles são comuns com os que estão retornando da Europa ou dos Estados Unidos.

É evidente que devem ser ajudados, mas o problema pode ser visto por outra faceta. Eles tiveram a oportunidade de conhecer outra cultura, e enfrentando os desafios por que passam, estarão mais preparados dos que só conhecem o Brasil, principalmente neste mundo globalizado.  Quanto mais os brasileiros conhecerem outros países, terão ampliados os horizontes da sua capacidade de apreender o mundo.

Os desafios devem ser tomados como oportunidades para ampliar sua capacidade.  Quando crianças chinesas são obrigadas a aprender dezenas de milhares de ideogramas, pode ser que algumas pessoas afirmem que é um absurdo.  Na realidade, estão utilizando mais neurônios que os ocidentais, capacitando-se para maiores desafios. Devemos lembrar que utilizamos somente cerca de 10% dos nossos neurônios.

As crianças que não realizam exercícios de matemática, ou usam somente calculadoras, terão perdidas as suas oportunidades de desenvolver raciocínios que utilizam estas lógicas.  As crianças que não foram submetidas a aprendizados e desafios tendem a possuir menor capacidade, no que necessitam ser complementadas por outras medidas, como a adequada alimentação desde o ventre.

As pessoas que não foram obrigadas a enfrentar desafios, sempre salvo as exceções honrosas, tendem a se acomodar.  A história da humanidade vem demonstrando que os povos que enfrentam desafios acabam se capacitando para obter desenvolvimentos integrais mais completos.

Tenhamos confiança nas nossas crianças, elas viverão num mundo melhor do que o nosso, mesmo que passem por algumas dificuldades momentâneas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: