Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

TV Cultura Exibe Reconstrução do Japão no Pós-Guerra

22 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , , | 4 Comentários »

A partir de hoje, 22 de fevereiro, de segunda a sexta, começando às 20h, a TV Cultura de São Paulo inicia uma série de 14 programas dentro do Projeto X – “Os Inovadores”. Elaborado pela TV NHK do Japão, a série aborda a reconstrução do Japão no pós-Guerra, depois de arrasado pelas duas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

Segundo anunciado pela TV educativa, a série começa pelo episódio que relata o avanço da tecnologia na medicina. “A História Interna – A Câmera Microscópica Revolucionária” trata da criação da gastrocâmara, que permitiu a endoscopia, visando examinar o corpo humano por dentro.

Um médico japonês e sua equipe tornaram realidade, ainda nos anos quarenta, a tecnologia que permitiu o mundo diagnosticar precocemente o câncer de estômago, uma das principais causas de morte dos japoneses na época.

Outros episódios abordam empresários inovadores, como o fundador da Honda, ex-militares que aplicaram a tecnologia aeronáutica para criar o trem bala e o legado da Sony, entre outros temas.

A qualidade das produções da TV NHK costuma ser do mais alto nível, e a TV Cultura está capacitada a adaptá-las para o público brasileiro acompanhando o mesmo padrão. A série completa deve dar um importante panorama do que ocorreu no chamado “milagre japonês” que permitiu ao Japão, como uma fênix, ressurgir das cinzas para ser a segunda economia do mundo.

É o caso de gravar toda a série, um importante documento histórico que possibilita grandes lições para todos que desejam superar as limitações, para conquistar um nível de bem-estar mais elevado.

Confira a programação completa no site www.tvcultura.com.br/projetox


4 Comentários para “TV Cultura Exibe Reconstrução do Japão no Pós-Guerra”

  1. Wender
    1  escreveu às 23:03 em 27 de fevereiro de 2010:

    Assisti hoje (27/02/2010) a reprise de “A História Interna – A Câmera Microscópica Revolucionária”, é uma história notável, destas que merecem ser colocadas na internet e passada a tantas quantas possíveis pessoas, mostrando o valor da perseverança e amor em favor do bem, destacando ainda a qualidade da humildade do inventor e inventores, que teve e tiveram mais interesse em salvar vidas do que o destaque pessoal. Muito boa matéria. Parabéns.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:16 em 28 de fevereiro de 2010:

    Caro Wender,

    Acho também que esta série que a Tv Cultura continua exibindo é importante. A produção da NHK tem sido de qualidade, havendo outras que as televisões brasileiras poderiam aproveiar.

    Paulo Yokota

  3. claudio jesus capela
    3  escreveu às 14:16 em 30 de abril de 2010:

    O Brasil poderia se espelhar no Japão quem sabe assim deixariamos de ser terceiro mundo

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 16:49 em 30 de abril de 2010:

    Caro Claudio Jesus Capela,

    Obrigado pelo seu comentário. Logo no pós-guerra os países derrotados como o Japão, a Alemanha e a Itália foram ajudados pelo resto do mundo para a sua reconstrução, dentro do chamado Plano Marshall. Mas, muito dependeu do esforço de sua população. Hoje, o mundo disputa dentro do processo chamado Globalização, e temos que aprender com todos os nossos concorrentes. Ninguem esperava que a China. a Índia ou a Coreia serviriam de exemplos, mas estão conseguindo resultados que surpreendem a todos. Tudo depende de muito estudo e trabalho, e estamos dando os nossos passos, que poderiam ser mais acelerados.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: