Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescimento das Economias Asiáticas

1 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: ,

As informações sobre a retomada do crescimento econômico nos países asiáticos, a partir do final do ano passado, continuam constantes na mídia mundial.  Além do que ocorre na China e na Índia, noticia-se agora no respeitável jornal Nikkey que a Tailândia, Malásia, Indonésia e Cingapura, cinco países do grupo ASEAN, apresentam uma média de crescimento anualizado no último trimestre de 2009 de 7,6%.

Isto faz com que este grupo de cinco países se torne um dos motores do crescimento asiático, depois da China que cresceu 8,7% no ano passado e da Índia, que no ano que termina em março, deve crescer 7,2%.

O saudável crescimento destes cinco países baseia-se na ampliação de suas exportações.  A Tailândia  é o maior fabricante mundial de discos rígidos e suas exportações se voltam para a China e para a Índia.  Veículos, como picape, também continuam importantes.

Na Malásia, as exportações chegam a igualar o seu PIB, com componentes eletrônicos.  Cingapura continua a mais fraca, com exportações de produtos farmacêuticos.  A Indonésia vem exportando minérios, borracha e metais, além de contar com o seu mercado interno.  O mesmo acontece com as Filipinas.

Para que o mesmo aconteça em todos os 10 países do ASEAN, eles lutam agora para a eliminação das tarifas com a China e a Índia.  



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: