Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culturas Gastronômicas

26 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: ,

Parece evidente que existem fortes diferenças entre os sabores que são apreciados nos países de climas temperados com os tropicais. Há tendências dos japoneses, por exemplo, valorizarem mais os sabores naturais das matérias-primas utilizadas nas culinárias, com uso limitado dos condimentos.

Nos trópicos, mesmo nos países de grandes dimensões geográficas, acaba predominando os fortes condimentos, como o uso da pimenta. Isto acontece na China como no Brasil. No Sudeste Asiático, de onde se originaram muitas especiarias, as culinárias utilizam muito destes fortes sabores, que chegam a causar estranheza em povos de outras origens.

Quanto mais sofisticada a culinária, mais estes fatos se diferenciam, como é natural. Os vegetais, os legumes, bem como as frutas crescentemente utilizadas nas culinárias tendem a possuir também sabores mais marcantes nos trópicos, principalmente onde as precipitações pluviométricas são mais baixas. Os da Amazônia, por exemplo, pela quantidade de chuvas, aproximam-se dos do Sudeste Asiático, devido às monções.

O Nordeste Brasileiro, mais árido, tende a produzir frutas com maior teor de açúcar natural e a população acaba se acostumando ao seu sabor, achando que os mais sutis, apesar de apresentarem diferenças, não são tão saborosos.

O uso do sal é outro grande diferencial. Os seres humanos atuais se movimentam menos, utilizam carros e ar-condicionado, não eliminam suores, até porque fazem menores esforços físicos. Nas zonas temperadas, com as crescentes preocupações com a saúde, está se reduzindo o seu uso, dando aos habitantes das zonas tropicais uma sensação de sabor insosso.

O uso das gorduras também fica diferenciado. Os que efetuam maiores esforços físicos podem consumir maior quantidade de calorias, que passam a ser evitadas pelos que se movimentam menos. Muitos alimentos que exageram em certas gorduras, ainda que fiquem mais saborosos, podem acabar prejudicando a saúde.

Como os alimentos são para preservar a saúde, alguns hábitos precisam ser modificados, na medida em que o comportamento humano também sofreu alterações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: