Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Curiosidades Sobre Akira Kurosawa

23 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: , , , , | 2 Comentários »

3637295908_57e7ac9564 Como é natural, os veículos de comunicação estão dando destaque merecido ao centenário do cineasta Akira Kurosawa, considerado um dos mais importantes do mundo. Existem algumas curiosidades sobre esta impressionante figura que não são muito conhecidas mesmo pelos que apreciam o conjunto de sua obra.

Kurosawa era um detalhista, desenhava todas as figuras dos seus personagens, pois era originalmente um pintor. Os figurinos dos seus personagens foram desenhados por ele com todos os detalhes, bem como os cenários. Os filmes dele tinham um custo elevado, pois ele exigia um grande realismo, tendo reconstruído até castelos que foram queimados para algumas tomadas de cenas.

Por incrível que pareça, Akira Kurosawa era mais admirado no exterior que no Japão, cujo cinema sempre tinha uma conotação mais intimista, sem a grande eloquência usada por ele. Ele utilizava um número elevado de cavalos e cavaleiros, como em muitas cenas que ficaram famosas.

Ele enfrentou dificuldades para financiar os seus últimos filmes e só conseguiu produzi-los porque teve a ajuda de famosos cineastas do exterior, notadamente norte-americanos. No Japão, ele não contava com recursos para tanto.

Existe um importante museu em Tóquio onde estão guardados os seus trabalhos, as pinturas, figurinos e outras peças que foram utilizadas no seu primoroso trabalho. Efetuam-se esforços para conseguir com que o público sul-americano tenha a chance de apreciar, no mínimo, parte deste acervo, cujo transporte, seguro e apresentação condigna envolvem elevados recursos.

A Cinemateca Brasileira exibe alguns filmes de Kurosawa, de 23 a 28 de março, com entrada franca. Confira a programação no site www.cinemateca.gov.br


2 Comentários para “Curiosidades Sobre Akira Kurosawa”

  1. Jojoscope - Conexão Brasil-Japão
    1  escreveu às 09:27 em 2 de novembro de 2010:

    […] visita ao Brasil, especialmente para este lançamento da Cosac-Naif. Um outro post, fala sobre as Curiosidades sobre Akira Kurosawa, onde o destacado economista Paulo Yokota tece interessantes comentários, como por exemplo, o fato […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 06:48 em 2 de novembro de 2010:

    Caro Jo Takahashi,

    V. tem toda a razão sobre o livro lançado pela Cosac-Naif, que encanta a todos com os textos, haikais e desenhos desta excepcional Teruyo Nogami, que nos seus contatos pessoais encanta a todos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: