Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Localização dos Mercados Financeiros Asiáticos

2 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Se existem atividades sensíveis a pequenas diferenças tributárias e entraves burocráticos, destacam-se as envolvidas com as financeiras.  O jornal Nikkei reporta as dificuldades que estão sendo enfrentadas por Tóquio, apesar dos esforços das autoridades.

Desde 1990, o Japão apresentou sua pretensão de se tornar o grande centro financeiro da Ásia e muitos executivos se instalaram no bairro de Moto Azabu, que hoje está parcialmente ocioso.

Com as recentes turbulências financeiras, muitos voltaram para onde suas empresas estavam sediadas, como Londres ou Nova Iorque. E um grande número se transferiu para Hong Kong ou Cingapura, consideradas prioritárias pelos seus empregadores.

Hoje, a disputa é com Xangai. Apesar das empresas japonesas estarem interessadas nos mercados emergentes da Ásia, bem como os esforços que se fazem para evitar o aquecimento global, se o Japão não superar as pequenas dificuldades burocráticas e fiscais vai continuar a perder suas operações para outras bolsas asiáticas.

Na América do Sul, há que encontrar os mecanismos que preocupam as autoridades mundiais, evitando crescimentos “exuberantes” e os exageros dos fluxos financeiros internacionais.  Há que se ter uma correspondência com o lado real da economia, e o comando de toda a economia não pode depender somente do setor financeiro.  O abuso da utilização dos recursos financeiros externos tem um limite, e há que se fomentar a poupança interna.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: