Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nippon Oil Pesquisa Biocombustível

8 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Há um esforço mundial para a produção de biocombustíveis com custos competitivos. O respeitável jornal econômico japonês Nikkei noticia que a Nippon Oil, que possui a maior rede de refinarias e distribuição de derivados de petróleo do Japão, iniciou pesquisas neste sentido. Junto com seus parceiros Hitachi Plant Technology e a Euglena, as pesquisas objetivam conseguir uma produção maciça de biocombustível nos próximos cinco anos.

Eles utilizarão a euglena, um organismo verde unicelular, que se desenvolve facilmente nos lagos e nas represas. Produz um óleo cujo custo está estimado em 70 yens por litro, o que o torna competitivo com o etanol produzido da cana de açúcar, do milho e outros produtos.

Este biocombustível já vem sendo testado pela JAL em aviões, e visam também suprir a demanda dos ônibus. Seria uma importante alternativa para o Japão, que não conta com áreas para a produção de cana de açúcar, cereais ou outras matérias-primas para o etanol, que necessita ser importado.

Este biocombustível contribuirá para o programa japonês de produção de energia não poluente a custos competitivos. Isto, evidentemente, exigirá esforços adicionais para as pesquisas, visando maior eficiência na produção do etanol.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: