Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Rápidas do Japão

11 de Março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Os japoneses aguardam todos os anos, com rara ansiedade, a evolução das floradas das cerejeiras que vem do Sul mais quente para o Norte. É prenúncio da chegada da tão aguardada primavera, depois de um longo e duro inverno. Neste ano, noticia-se que a primeira florada ocorreu em Kochi, que é a terra natal da minha falecida mãe, depois de Okinawa, que tem uma variedade diferente de cerejeira, mais tropical.

Como contraponto desta notícia alvissareira, como era de se esperar, a mídia japonesa repercute a notícia oficial da existência de um acordo secreto de segurança do Japão com os Estados Unidos há muitas décadas, envolvendo a presença de armas atômicas. Muitos políticos procuram se esquivar de assunto tão incômodo.

Poucos revelam que conheciam o assunto, ainda que sempre houvesse boatos sobre a existência deste acordo, dentro do contexto da guerra fria. Os manifestantes contrários, como as vítimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nakasaki, expressam a sua indignação com veemência. No geral, a população é contrária a estes acordos, o que levou a mantê-los secretos.

Os governantes passados serão cobrados por manterem ocultas estas informações da população, num regime que se pretende democrático. Mas deve-se compreender que existem assuntos de segurança nacional que nem sempre são divulgados, até a passagem de alguns anos.

Vai ser um desgaste adicional para os políticos japoneses tão desacreditados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: