Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Subsídios Para Filhos de Estrangeiros Residentes no Japão

18 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

O Japão vem adotando uma série de medidas para aumentar o consumo de sua população, bem como estimular o aumento de crianças. A população japonesa está declinando e envelhecendo, e o governo toma medidas para minorar este problema.

O ministro da Saúde Akira Nagatsuma anunciou nesta quarta-feira na Câmara Alta que, no próximo ano fiscal com início em abril, a ajuda de 13 mil yens mensais por filho abaixo do nível colegial beneficiará também as famílias dos estrangeiros residentes no Japão.

Esta medida temporária ajudará muitas famílias de brasileiros residentes no Japão que enfrentam dificuldades diante da crise atual. Alguns não contam com recursos necessários para manter os seus filhos nas escolas, principalmente os de língua portuguesa, que são caras.

Havia dúvidas se estes subsídios seriam somente para as famílias japonesas, mas o ministro deixou claro que no orçamento haverá previsão para atender também os estrangeiros residentes no Japão. O objetivo principal da medida é estimular o consumo que continua baixo, insuficiente para estimular a economia que enfrenta problemas de deflação, ou seja, queda contínua de preços.

Muitos consumidores japoneses estão se adaptando para os problemas que enfrentam, passando a consumir produtos mais baratos, em estabelecimentos populares. Eles, que tinham preferência por produtos de qualidade e marca reconhecida, comprando em lojas de departamento mais conceituadas, estão passando a fazer menos questão destas ostentações.

Muitas famílias de brasileiros já retornaram para o Brasil, principalmente os que se encontravam desempregados. Isto acontece, também, com outros sul-americanos que se encontram no Japão.

Ainda que esta medida anunciada seja paliativa, pode minorar os problemas algumas famílias que passam por dificuldades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: