Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Variadas Tentativas Para Automóveis Ecológicos

10 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

São muitas as tentativas em todo o mundo para lançar automóveis que sejam amigos da ecologia. Os mais frequentes, atualmente, são os híbridos, entre eles os movidos à gasolina e eletricidade. Mas existem os com gases naturais, como com etanol de variadas origens.

Os japoneses lançaram os minicarros, com baixo consumo de energia, mas as quedas dos preços dos híbridos estão mais rápidas do que esperavam, o que exigem novas reações para mantê-los competitivos.

Entre os pequenos autos, até 660 cc para os japoneses, destacam-se o Daihatsu e o Suzuki. São relativamente espaçosos por dentro, o que os tornavam atraentes. Mas a eficiência dos combustíveis está levando para os compactos, com tecnologia elétrica ou híbrida.

As novas exigências de qualidade só permitem o aumento dos pesos dos carros em 100 gramas a mais. Com esforços chegaram a acrescentar somente 10 gramas, tornando os combustíveis mais eficientes em 17%, permitindo andar 24,5 quilômetros por litro.

Na última Tokyo Motor Show, a Daihatsu apresentou um modelo que percorre até 30 quilômetros por litro, e está se esforçando para colocá-lo o mais rápido possível no mercado.

A competição internacional será acirrada, com os fabricantes hindus e chineses beneficiando os consumidores de todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: