Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescente Preocupação com a Qualidade de Vida

4 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Saúde | Tags: , , , | 6 Comentários »

korin Uma das poucas tendências confiáveis nas estatísticas é a decorrente da demografia. Suas mudanças são lentas, mas previsíveis e confiáveis, decorrendo de um grande conjunto de fatores pouco manipuláveis por políticas de curto prazo que sejam adotadas pelos governos dos mais variados países.

Um fenômeno que todos reconhecem estar acontecendo, mais rapidamente que esperado, é a melhoria nas expectativas de vida, tanto dos países desenvolvidos como emergentes, expressando que os seres humanos vivem cada vez mais tempo. O importante é que isto seja feito com qualidade de vida, o que exige medidas preventivas como os exercícios físicos e alimentação adequada.

É natural que os seres humanos vivendo mais, os que já pertencem à terceira ou quarta idade estejam mais sujeitos às moléstias que, insinuosamente, vão afetando a todos. Sabe-se, hoje, que a incidência de câncer, lamentavelmente, vem se elevando, em parte decorrente do consumo crescente de alimentos que carregam um alto teor de produtos químicos, como os contidos nos fertilizantes, defensivos e conservantes.

Há uma procura crescente, que vem aumentando cerca de 30% ao ano, por produtos naturais. Tivemos a oportunidade de visitar uma unidade da Korin, que vem aumentando a sua produção própria como a que efetua com parcerias com pequenos produtores rurais, mantendo um adequado sistema de controle de qualidade.

Sua produção baseia-se no estímulo para que a terra mantenha a sua capacidade natural de recuperação, utilizando como fertilizantes o que a própria natureza proporciona, como o reaproveitamento da massa verde das próprias plantas. Ela difere um pouco dos produtos orgânicos, que também a Korin produz, na medida em que evita o uso de estercos e utiliza produtos minerais obtidos na própria natureza, em casos extremos de ataques de pragas.

O que acabou ficando mais conhecido no mercado são suas aves e ovos, onde as aves procuram ser mantidas mais livres, evitando-se o seu “estresse”. Suas rações não fazem uso das dezenas de vacinas normalmente utilizadas nas produções de elevado resultado comercial, e consomem rações de milhos ou sojas, com produtos minerais naturais, sem componentes químicos industriais.

Isto resulta em aves menos gordurosas e ovos de elevada qualidade, que no mercado são vendidos mais caros que os normais, pois seus custos de produção são mais elevados.

A sua produção é concentrada no centro de embalagem e distribuição, que faz o controle de qualidade, evitando-se o uso de embalagens que não sejam biodegradáveis.

Estes tipos de agricultura natural estão crescendo e nota-se até nos supermercados estandes com suas produções, o que certamente contribuirá para a qualidade de vida até dos mais idosos.


6 Comentários para “Crescente Preocupação com a Qualidade de Vida”

  1. rafaela gimenes
    1  escreveu às 12:11 em 28 de junho de 2012:

    Achei muito bom.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:41 em 28 de junho de 2012:

    Cara Rafaela Gimenes,

    Obrigado pelo uso do site.

    Paulo Yokota

  3. Deotino Mauricio
    3  escreveu às 18:21 em 31 de julho de 2012:

    Foi bom estar neste site…..
    Eu particularmente aprendi muito.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 18:34 em 31 de julho de 2012:

    Caro Deotino Mauricio,

    Obrigado pelo uso do site. Continuem nos prestigiando.

    Paulo Yokota

  5. Deotino Mauricio
    5  escreveu às 18:25 em 31 de julho de 2012:

    Foi bom.

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 18:33 em 31 de julho de 2012:

    Caro Deotino Mauricio,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: