Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Jornalismo Diferenciado

9 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , | 2 Comentários »

No mundo atual cada vez mais infestado por meras manchetes, onde a internet proporciona velocidade, mas dissemina a superficialidade, existem honrosas exceções que devem ser destacadas. Exigem trabalhos persistentes que acabam sendo reconhecidos, pois muitos necessitam conhecer o pano de fundo onde os atores e os fatos se desenrolam, para entender o que realmente acontece de relevante.

O Valor Econômico conquistou a imagem de um jornal que se diferencia, sendo lido por um público mais exigente, graças a uma equipe mais qualificada, comandada hoje pela Vera Brandimarte, que começou com o excepcional Celso Pinto.

Marli Olmos faz parte desta equipe como jornalista especial e mostra num artigo publicado hoje, “A comida que se transforma em oração”, como aproveita todas as oportunidades que se apresentam para fornecer informações diferenciadas aos leitores, permitindo entender mais profundamente o que está por trás das notícias.

Eu a conheci quando foi enviada para cobrir uma exposição automotiva no Japão, que era a sua especialidade. Aproveitou a ocasião para conhecer o que faziam os brasileiros que lá se encontravam para trabalhar, indo vê-los nas cidades onde moram e vivem, como em Oizumi, uma das maiores concentrações de estrangeiros.

E teve a sensibilidade para aprender, mesmo num cenário econômico adverso de um Japão recente, as coisas boas daquele país e a cultura do seu povo. Tanto se impressionou que voltou depois para lá como turista, acompanhado do seu marido.

No artigo mencionado, ela mostra a capacidade de apreender e explicar as nuances de uma gastronomia que vai muito além de comer bem e de forma agradável, preparada por mestres de uma formação cuidadosa e diferenciada. Hoje fica claro que a culinária japonesa foi adaptada para as particulares condições da população do Japão. E no Brasil, a mesma orientação precisa aproveitar o que há de melhor na sua produção de alimentos, que não é só para o corpo.

Os seres humanos são um todo, e o seu bem-estar não depende somente da alimentação adequada, mas uma forma de viver em harmonia com os demais, inclusive com o meio ambiente. Um jornalismo sério tem o papel de fornecer as informações indispensáveis para tanto.


2 Comentários para “Jornalismo Diferenciado”

  1. Jaime Pereira da Silva
    1  escreveu às 08:14 em 10 de abril de 2010:

    Este assunto me chamou a atenção. Vou procurar ler a matéria no Valor Econômico. Além disso, já trabalhei com a Marli Olmos (no Diario do Grande ABC) e a tenho como excelente jornalista. Vou até tentar contatá-la qualquer dia desses.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 12:50 em 10 de abril de 2010:

    Caro Jaime Pereira da Silva,

    Realmente, Marli Olmos é uma jornalista diferenciada. Esta matéria, de página inteira, num jornal de importância como Valor Econômico está sendo elogiada por todos que a leram.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: