Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Eventos Que Provocam Um Ponto de Inflexão

7 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

Alguns países vêm conseguindo que determinados eventos internacionais sejam aproveitados para provocar verdadeiros pontos de inflexão nas suas tendências passadas. O escritor japonês Toru Shimoharaguchi publicou no jornal Nikkei um importante artigo dando sua interpretação do que pode significar a Expo Xangai 2010.

Segundo ele, a China está utilizando este evento para mostrar ao mundo o crescimento econômico que conseguiu catalisar a mudança de sua economia para usar mais intensamente o seu mercado interno. A conclusão do metrô número 10 de Xangai completou a décima terceira linha, somando 420 quilômetros, a segunda depois de Londres. O que os ingleses levaram 147 anos, Xangai fez em apenas 18 anos.

Xangai já ultrapassou Hong Kong em PIB, sendo hoje uma cidade arborizada, com muitos arranha-céus e vias expressas além do metrô. Todos os investimentos efetuados na China têm um limite e o seu déficit chegou a 2,8% do PIB.

Com a recente crise mundial, está passando a sua estrutura econômica para não depender demasiadamente das exportações, mas do seu mercado interno. Quando da Expo Osaka de 1970, o Japão contava com uma renda per capita de 3.000 dólares e passou a Alemanha, tornando-se a segunda economia do mundo. Agora a China, com uma renda per capita de 3.500 dólares, ultrapassa a economia japonesa.

china_expo

Segundo o autor, a Expo Osaka de 1970 provocou a disseminação do consumo japonês de alimentos ocidentais e dos vestuários, como exemplos. Mudanças similares estão ocorrendo na China, como ressaltou o escritor japonês Taichi Sakaiya, que esteve envolvido no evento japonês de 1970. O gráfico mostra que o caminho percorrido pelo Japão está sendo seguido pela China.

É interessante notar que o Brasil, na década de 1970 tentou, com sucesso, o caminho que o Japão vinha trilhando desde os anos 1960, com base num estudo efetuado com a ajuda do economista japonês Saburo Okita.

Os visitantes rurais chineses que visitam a Expo Xangai 2010 tenderão a aspirar ao que está se conseguindo nas grandes metrópoles, segundo o autor do artigo. O consumo interno chinês tenderá a elevar-se, pois faz parte da política governamental a partir de 2011.

O Brasil realizará nos próximos anos a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Se encarar seriamente estes eventos, com responsabilidade, é possível que o país consiga repetir o aproveitamento que outros países conseguiram com estes eventos internacionais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: