Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Crise Com Israel Visto da Turquia

6 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Estando em Istambul, é impossível ficar indiferente à crise que se desenvolve no mundo, relacionada ao bloqueio provocado por Israel ao acesso à Faixa de Gaza. Esta cidade, que parece muito com as grandes metrópoles brasileiras como São Paulo ou Rio de Janeiro, fica na fronteira da Europa com a Ásia, e foi de onde partiram os navios que tentaram romper o bloqueio de Israel ao acesso à Faixa de Gaza, pelo Mediterrâneo.

 taksim taksim_01

Taksim Place e cena noturna do famoso e agitado bairro de Taksim

Logo na chegada à cidade, passamos por uma demonstração com uma profusão de bandeiras turcas, na praça principal que fica em Taksim. É preciso lembrar que entrem os que foram mortos naqueles navios, que ainda estavam em águas territoriais internacionacionais, eram turcos. É impossível ficar indiferente a esta tragédia que está provocando uma indignação mundial. Os noticiários locais e internacionais invadem o cotidiano da população local, predominantemente de muçulmanos, mas que conta com uma forte influência europeia. Atingem também os muitos turistas estrangeiros que visitam a cidade, provenientes de todas as partes do mundo.

A Turquia, onde se respira as influências de diversas civilizações que por aqui passaram, é predominantemente de muçulmanos, apesar dos esforços para a ocidentalização, que significa o aumento da cultura europeia. As bandeiras turcas, representando o nacionalismo deixado pelo Império Otomano, tremulam por toda a parte, e as expressões das publicidades em outras línguas é mínima. Tudo é expresso em turco, mesmo os nomes das localidades, apresentando algumas dificuldades para os estrangeiros.

Para os brasileiros, que receberam muitos imigrantes turcos, quando o Império Otomano ainda tinha o domínio da Síria e do Líbano, muitas lojas aparentam os que se encontram no Brasil, desde o Acre até o Rio Grande do Sul, passando por Manaus, São Paulo ou Rio de Janeiro. Aparentam a região da 25 de Março, com seu comércio intenso e tráfego pesado. A influência dos “mascates” turcos no Brasil, pois todos os imigrantes árabes vieram com passaporte turco, foi descrito até por Jorge Amado, com seu personagem “Nassif”.

É natural que haja uma solidariedade com os palestinos. As diversas ONGs internacionais que participaram da tentativa de rompimento do bloqueio vieram de todo o mundo, e tudo aparenta que deixará consequências, pois as reações são profundas, rejeitando bloqueios desta natureza.

Mesmo que todos os países contem com radicais, tudo indica que uma negociação no âmbito da ONU terá condições para mudar o “status quo”, resultando num novo relacionamento, como desejado também por muitos israelenses, apesar do discurso do governo. O sacrifício destes turcos parece ter galvanizado o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: