Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Obra do Cineasta Yasujiro Ozu

30 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: , , | 1 Comentário »

Um excelente artigo do jornalista Cássio Starling Carlos, da Folha de S.Paulo, foi publicado no caderno Ilustrada, anunciando um importante ciclo de obras do cineasta japonês Yasujiro Ozu, “Emoção e Poesia” no Centro Cultural Banco do Brasil, fazendo algum paralelo com Akira Kurosawa.

Como ele é o crítico da Folha para o cinema, não poderia deixar de mencionar as inovações técnicas introduzidas por Ozu, como o despojamento dos seus filmes e o famoso posicionamento da câmera que até hoje continua influenciando jovens diretores de todo o mundo.

ozu_01 ozu

Cenas do filme “Era Uma Vez em Tóquio”, um clássico de Yasujiro Ozu

Os trabalhos de Ozu podem ser analisados por variados ângulos, mas enquanto Akira Kurosawa assombrava os ocidentais, os deles refletiam a alma japonesa, na sua evolução por um mundo em profundas transformações antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial.

Os que possuem um mínimo de conhecimento da cultura japonesa podem compreender as emoções que os filmes dele provocavam nos espectadores de origem nipônica. Seus personagens, interpretados quase sempre por alguns poucos atores e atrizes por ele escolhido, refletiam o cotidiano daqueles que viviam no Japão. A identificação dos espectadores com os personagens era completa, sublime, como se cada um estivesse participando da história narrada.

Tudo muito natural, sem nenhum artifício, diferindo totalmente da grande eloquência de Akira Kurosawa. Muitos cineastas japoneses da geração de Ozu tinham esta narrativa tranquila, quase monótona, onde o próprio silêncio era muito importante.

Este ciclo, realizado uma sala restrita como a do Centro Cultural Banco do Brasil, não vai permitir que todos que sentem saudades deste período possa assisti-lo. Hoje, a maioria dos filmes abusa das violências, das corridas desenfreadas pelas avenidas repletas, fazendo um exagero de uso de artifícios e truques, deixando os espectadores cansados somente assistindo aos trailers ensurdecedores, criando uma aversão em vez de atrair clientes.

Para os jovens de hoje pode parecer um saudosismo, mas muitos dos antigos preferem a inteligência que parece estar escasseando.


Um comentário para “A Obra do Cineasta Yasujiro Ozu”

  1. Tweets that mention A Obra do Cineasta Yasujiro Ozu » Asia comentada -- Topsy.com
    1  escreveu às 23:28 em 30 de junho de 2010:

    […] This post was mentioned on Twitter by ozu-san.com. ozu-san.com said: RT @asiacomentada: A Obra do Cineasta Yasujiro Ozu http://goo.gl/fb/GXtQw […]


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: