Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Assuntos Que Incomodam e São Um Vespeiro

9 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , ,

Uma das questões da Humanidade que mais incomoda a muitos é o da nacionalidade. Quando jovem, tive a oportunidade de contribuir com trabalho voluntário no chamado Advisory Committee on Technical Services, do World Churches Council, com sede em Genebra, na Suíça. Muitos trabalhos eram efetuados em conjunto com o Comitê de Refugiados da ONU, que procura atender os muitos que ficam sem pátria pós qualquer guerra. São os chamados apátridas, cujos países desapareceram, e só possuem documentos precários da ONU, sem terem um país ou passaportes. É muito triste a situação de um ser humano que não pode fixar as suas raízes em algum lugar.

Orham Pamuk, Prêmio Nobel da Turquia, foi exilado deste país por defender os curdos e os armênios que passam por esta situação. Aung San Suu Kyi, Prêmio Nobel de Myanmar (antiga Burma), está presa na sua residência por mais de uma década, por suas convicções políticas e democráticas, num país controlado por militares obtusos.

ayasofya noite

Vista noturna do atual Museu de Ayasofya, em Istambul

É num país como a Turquia, meio europeia e meio asiática, que passou por muitas civilizações de diferentes etnias que estas reflexões afloram à mente. É um país que está na encruzilhada do mundo e volta a participar ativamente das soluções de questões cruciais como os relacionamentos do mundo com Israel e com o Irã, sendo igualmente herdeira de culturas milenares.

Os seres humanos, pela sua natureza, tendem a se agregar com os que têm afinidades, começando pela família e procuram aprender a conviver com os que pensam de forma diferente, o que nem sempre é fácil. Mas é compreensível que tenham aspirações de ter onde morar, fixar as suas raízes.

Muitas organizações internacionais sempre fizeram e fazem as suas tentativas, que ficam mais difíceis nos momentos de crise como os atuais, quando já não existem potências hegemônicas e o consenso se torna mais difícil. Mas de trata da sobrevivência da humanidade e dos seres humanos que a compõem.

Um exemplo é Ayasofya, que começou no período Bizantino como uma igreja cristã e sofreu muitas reconstruções. Passou por muitas transformações por todo o período Otomano, tendo sido uma mesquita, e continua hoje como um museu que guarda relíquias milenares. Que ainda estão sendo redescobertas. Ela permite alimentar a esperança que os seres humanos podem preservar o que é relevante, pois antes de tudo possuem instintos de sobrevivências e preservação da espécie.

O Brasil também possui etnias que vivem além das suas fronteiras atuais, como os yanomanis. Precisa encontrar formas de preservá-los, não abrindo mão da soberania nacional, sem que no futuro tenham a cogitar da formação de outro país independente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: