Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Clima Irregular em Todo o Mundo

24 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: ,

Todos os meios de comunicação estão repletos de notícias das irregularidades climáticas em variadas regiões do mundo, tanto na Ásia, Europa como no próprio Brasil. As chuvas estão mais intensas e violentas que nos registros de longa data, mostrando que algo pode estar relacionado com o aquecimento global, ainda que não devidamente comprovado de forma científica.

Além das lamentáveis perdas de vidas, apreciáveis danos materiais, tudo isto pode ter consequências que se prolongam no tempo, na medida em que afetam principalmente as produções agropecuárias, reduzindo a disponibilidade de alimentos em muitos países, provocando efeitos inflacionários.

100620_chuvasalagoas_f_091 chuvasalagoas_f_097

Enchentes em Alagoas. Foto de Beto Macário/UOL e Derek Sismotto Flores/UOL

Que está ocorrendo um aquecimento global, parece que não há dúvidas, ajudando a provocar fenômenos como “El Niño e La Niña”, conhecidos há muito tempo. Com isto ocorrem irregularidades climáticas em muitas regiões brasileiras, tanto no Sul como no Norte.

A defesa civil deve ser organizada, mas há necessidade de maior rigor preventivo nas construções, como evitando os barrancos e as margens dos rios que costumam inundar frequentemente. Mas há necessidade de contar com excedentes de produções de alimentos para a formação de “estoques reguladores”, evitando a propagação de efeitos deletérios por longos períodos.

Alguns países que sofrem terremotos ou tufões regularmente acabaram desenvolvendo mecanismos para minimizar os seus prejuízos e precisamos absorver parte da tecnologia que foi desenvolvida a custa de muitos sacrifícios. Eles estão sendo oferecidos e as autoridades locais ainda não demonstraram sensibilidade para preparar a sua absorção, mesmo na forma de cooperação econômica, ou seja, custos reduzidos abaixo do chamado mercado.

Já tivemos estoques reguladores no passado, mas a diversificação das regiões produtoras, a globalização que permitem importações e exportações reduziram a sua importância estratégica. Todas as providências necessitam se tornar rotineiras, pois todos os acidentes que têm ocorrido são minimizados nos seus prejuízos de forma pouco eficiente, aproveitando a generosidade popular, que acaba doando muitas coisas pouco aproveitáveis numa emergência.

Temos que admitir, infelizmente, que estas irregularidades climáticas se tornaram habituais, e um processo de correção do aquecimento global vai demandar muitos recursos por um prazo longo, necessitando fazer parte da assistência usual do poder público, ainda que com a ajuda de voluntários.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: