Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Concorrência Brasileira do Trem Rápido e Outros Cuidados

20 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Trem Rápido | Tags: , ,

Os analistas mais responsáveis estão notando que importantes inovações, como os trens rápidos cogitados para implantação no Brasil, demandam estudos cuidadosos, não podendo ser subordinados a cronogramas esportivos ou políticos. Como são projetos de longa duração, é preciso ficar atento, além nos preços das construções como das tarifas, nas transferências de boas tecnologias.

Os editais cogitados ainda concentram demasiada atenção aos preços, sem que a qualidade seja considerada essencial. A topografia predominante em território brasileiro, principalmente na área prioritária que contaria com demanda expressiva, desde a região de Campinas, São Paulo, Guarulhos e até o Rio de Janeiro, é de apreciável desnível, que recomenda técnicas específicas, que nem sempre são as mais baratas.

shinkansen 

Como estes trens desenvolvem uma apreciável velocidade, ainda que tenha um alvo mais modesto no Brasil, é preciso considerar que no longo prazo vai acabar se estendendo para regiões mais distantes. E exigem considerações cuidadosas sobre a sua segurança, pois eventuais acidentes podem provocar danos expressivos, inclusive de vidas humanas.

Todos estes projetos, como os grandes do setor energético ou os de infraestrutura em geral, exigem cuidados que precisam ser apreciados com as tendências de longo prazo. Não se pode concentrar somente nas conveniências de curto prazo, e a transferência de tecnologias que atendam as diversas condições locais precisam ser apreciadas com muita cautela, principalmente quando a experiência local ainda é baixa, tanto no setor privado como público.

O Brasil já veio executando projetos de envergadura, de longo prazo, com as melhores tecnologias disponíveis. Como recentemente os investimentos mais pesados estiveram reduzidos, a engenharia local teve comprometida a sua capacidade de se manter atualizada, em alguns setores. É preciso que o problema da segurança não seja prejudicado por eventuais conveniências políticas, pois se trata de um aspecto que exige grande seriedade e serenidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: