Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Diferenças de Investimentos Estrangeiros Estatais

1 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

São frequentes as notícias sobre investimentos chineses no Brasil, notadamente voltadas a assegurar os seus abastecimentos, com base nos recursos naturais. Na sua coluna semanal, o professor Delfim Netto, no jornal Valor Econômico, registra as diferenças quando são privadas e benvindas com as cautelas que precisam ser tomadas quando se tratam de estatais.

Na China atual, confunde-se o que é privado, e que recebe forte suporte governamental, com o que é estatal. A presença dos chineses, interessados em recursos fundiários e minerais, apresenta algumas potenciais dificuldades de controle das autoridades brasileiras, pois estão totalmente voltadas ao seu abastecimento. Nem sempre obedecem aos mecanismos de mercado internacional, pois os preços de exportação podem estar vinculados aos interesses chineses, que podem diferir dos brasileiros.

O acelerado crescimento econômico chinês apresenta uma demanda de muitas matérias-primas que eles não dispõem em quantidade suficiente. As notícias sobre os seus avanços na África são numerosas, gerando até algumas tímidas reações locais. As empresas que procuram assegurar reservas no Brasil podem fazer concorrência aos produtores nacionais, que utilizam as mesmas matérias-primas, obviamente escassas, para agregar valores e proporcionar empregos locais.

Quando são somente privados, os controles das autoridades podem ser eficientes. Mas quando representam estados estrangeiros independentes, podem surgir situações em que os interesses sejam conflitantes, gerando, potencialmente, dificuldades nas relações entre países.

Mesmo que estes investimentos não sejam feitos diretamente, podem surgir casos em que os próprios grupos privados locais acabem se subordinando aos interesses estrangeiros. Há, portanto, que se desdobrarem as cautelas, algumas previstas em diplomas legais, mas que não parecem eficientemente utilizados.

O alerta do experiente professor Delfim Netto merece a atenta consideração das autoridades, inclusive de membros do Legislativo, de forma a não se efetivar situações que possam gerar complexos conflitos de interesses. Principalmente quando relacionados com uma potência de grandes dimensões que tem a denominação de “País do Meio” e, portanto, pode se considerar o centro do mundo.

Situações de neocolonialismo não devem ser toleradas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: