Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Livros Indicados pela Monja Coen

19 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: , ,

Estes livros são extremamente baratos e podem ser adquiridos Zen do Brasil, na Rua Desembargador Paulo Passaláqua, 134, Pacaembu, fone 3865-5285. Ou podem ser encomendados pelo e-mail: [email protected], mediante depósito bancário, para ser entregue em todo o Brasil.

Livro_reserva01O primeiro, de Shundo Aoyama Rôshi, “Para Uma Pessoa Bonita – Contos de uma Mestra Zen”, Palas Athena, 1983. Esta monja foi abadessa do Tokubetsu Nisido, especializada no treinamento de monjas, onde monja Coen estudou por oito anos. Ela a estimulou a concretizar a edição em português.

No prefácio, monja Coen explica que este livro foi traduzido por Tomoko Ueno. E por ser difícil encontrar termos próprios em português, língua que desconhece muitos termos empregados pelo budismo, ela mesma, com a ajuda de Otávio de Campos Lilla, praticante de zazen (meditação zen budista), fez uma revisão.

Monja Coen considera o texto de Aoyama Rôshi uma joia literária-religiosa, cuja beleza não foram capazes de transmitir em sua compleição. A autora visitou duas vezes a Índia, e em 1982 vivenciou a experiência das irmãs de caridade lideradas por madre Teresa de Calcutá. Profundamente envolvida no Diálogo Interreligioso, fez parte da Delegação Pró-Intercâmbio Espiritual Oriente-Ocidente, vivenciando a clausura em um mosteiro beneditino da Bélgica.

Aoyama Rôshi é também mestra de Cerimônia do Chá da Omotesenke (uma de suas escolas), e de Ikebana (arranjos florais). O livro foi editado a partir de artigos publicados no Yomiuri Shimbum (o jornal de maior tiragem no mundo), e envolve reflexões do Caminho do Chá e das Flores, da Caligrafia e Poesia, com o Caminho de Buda na vida diária.

livro_reservaO segundo, “Oito Aspectos no Budismo”, de autoria de Hakuun Yasutani, Zen Budista Tenzui Zendo Brasil, 1997. Este texto, originalmente em inglês “The Eight Beliefs in Buddhism”, foi o primeiro que monja Coen estudou ainda em Los Angeles, quando decidiu ingressar como “treinee”, deixando suas atividades no Banco do Brasil, onde estava satisfeita.

Ela recomenda que “esta pequena edição deverá ser utilizada por aqueles que desejam iniciar seus Estudos Budistas e conhecer um pouco dos ensinamentos Zen”.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: