Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mal Comparando São Paulo Com Istambul

11 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , ,

Sempre existe a pretensão de considerar a cidade em que algum comentarista mora como umas das melhores do mundo, e os paulistanos exageram na regra. Acham que a nossa cidade é capital mundial da gastronomia, uma das maiores miscigenações étnicas e culturais conhecidas etc. São Paulo tem suas qualidades, mas também muitos defeitos que precisam ser reconhecidos.

Comparando com Istambul, ela possui oito mil anos de história, enquanto São Paulo tem pouco menos de 500 anos. O tamanho de ambas as metrópoles pouco difere quando considerados os seus arredores. O que parece comum é o tráfego terrível, com motoristas pensando que são pilotos de Fórmula 1. Em pontos turísticos e número de visitantes estrangeiros, Istambul supera em muito. Variedade de restaurantes, São Paulo ganha, mas em qualidade tanto de hotelaria quanto de instalações ela perde.

Em construções imobiliárias, parece que ambas as metrópoles passam por “bolhas” preocupantes. Em malandragem, parece que se equivalem, mas os motoristas de táxis turcos são verdadeiros “mágicos” em enganar seus fregueses. Em “peruagens” na elegância, com todas as exceções, parecem que se equivalem. Principalmente nos shoppings de luxo.

Nas ostentações dos novos ricos, também parecem próximos. Na imitação dos estrangeiros, a população de Istambul parece mais nacionalista, com uso limitado de palavras estrangeiras. Mesmo nas indicações para os estrangeiros, ainda que receba muitos turistas, principalmente nos cartazes e expressões em línguas exóticas.

Na qualidade de incomodar os terceiros, parecem equivalentes, tanto no abuso dos celulares, esbarrões, economias nas desculpas. Os turcos se comportam como se fossem “os reis da cocada preta”, enquanto os outros são ralés ausentes, como os motoristas de táxi efetuando fechadas, enquanto berram nos celulares, como se os clientes não estivessem nos seus carros.

Sempre existem as honrosas exceções que devem ser reconhecidas e exaltadas, pois ambas as cidades contam com muitas qualidades que nem sempre são destacadas. São Paulo sempre recebeu bem os imigrantes, os paulistanos se esforçam para compreender os estrangeiros.

Os negociantes de Istambul procuram deixar os seus clientes satisfeitos, ainda que sejam mestres em tirar o máximo proveito da ingenuidade dos mesmos, principalmente brasileiros, que sempre pensam que estão praticando a “lei de Gerson”.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: