Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Confusões Climáticas Mundiais

20 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: ,

Além das irregularidades climáticas que estão sendo noticiadas em todo o mundo, há que se considerar um tanto estranho que um brasileiro, habitante de um país tropical, esteja se queixando do calor intenso no verão asiático. Deve-se lembrar, no entanto, que a sensação térmica é bem mais elevada onde a umidade é mais alta, como em Tóquio ou Xangai.

Para um paulistano acostumado a uma altitude em torno de 700 metros, uma temperatura superior a 35 graus centígrados como a que está se observando em muitos lugares chamados temperados é certamente elevada, sendo objeto de notícias nos principais veículos de comunicação, mostrando que mesmo os locais estão sofrendo suas consequências, procurando se defender como podem.

guarda-chuva

A televisão japonesa mostra que muitas localidades do país superaram a temperatura de 35 graus centígrados que ocorre no arquipélago, onde a umidade tende a ser mais elevada. O clima apresenta uma variação bastante forte no Extremo Oriente, intercalando chuvas fortes da estação com elevadas temperaturas, fazendo com que mesmo os mais prevenidos acabem tomando fortes chuvaradas ou tenham suores acentuados.

Não basta ajustar os condicionadores de ar, pois como medida controladora do consumo de energia já não se exagera mais na redução da temperatura de muitos ambientes. Mais ainda, com o aumento de construções inadequadas para elevadas temperaturas diante das fortes insolações, todos acabam sofrendo as conseqüências das mesmas.

A tendência dos asiáticos é considerarem os brasileiros todos como habitantes de regiões como as amazônicas, onde se registram simultaneamente altas temperaturas e umidades.

Nota-se que as jovens de peles mais claras usam uma quantidade enorme de guarda-chuvas ou guarda-sóis e, na luta pela sobrevivência de imensas multidões asiáticas, não se importam com as inconveniências que provocam até aos mais idosos. Tudo leva a crer que os ensinamentos confucionistas são ignorados por elas, havendo abusos das crianças que são cada vez em menor percentual.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: