Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Conhecendo Um Pouco do Brasil – Ceará (9)

28 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

Aqueles que esperam um Estado do Ceará dominado por caatingas áridas acabam se surpreendendo com os climas amenos que encontram nas suas lindas serras, tão ventiladas e agradáveis, semelhantes ao do sul do país. Também vão se chocar com os inúmeros vales úmidos onde encontram atividades irrigadas como as melhores empresariais agrícolas do mundo.

O Ceará, com seus poucos 146 quilômetros quadrados, forjou uma população à medida da expressão utilizada por Euclides da Cunha: “o sertanejo é antes de tudo um forte…”. Muitos dos seus rios eram temporários, e as águas das chuvas corriam por eles rapidamente. Hoje, inúmeros açudes ajudam a represar estas águas, permitindo atividades de uma rica agricultura empresarial, de elevado valor comercial.

ceara

Até a pecuária extensiva, cuja imagem marcou o sertão nordestino, acabou sendo melhorada por novas variedades de bodes e carneiros deslanados, desenvolvidos pela pesquisa, ajustados às condições regionais. Mesmo as longas estiagens a que está sujeita parte do Estado do Ceará já não será desculpa para as explorações feitas no passado.

No seu litoral se encontram as praias das mais atraentes do Brasil, hoje cheias de edifícios e hotéis que rivalizam com os do Rio de Janeiro. A rica culinária regional, marcada pelos frutos do mar, é apreciada pelos turistas internacionais. Suas frutas são beneficiadas pela elevada insolação, proporcionando sabores raros no mundo. As aguardentes das encostas de suas serras estão entre as mais apreciadas pelos entendidos.

Quando nada disto existia, muitos dos cearenses foram obrigados a migrar para todo o Brasil. É incrível que vá se encontrar cearenses por toda a Amazônia, até nos seringais do Acre, extremamente úmido. Eles, que saíram do semiárido, mostraram a capacidade de adaptação às florestas mais úmidas, ajudando a preservar como território brasileiro os confins das fronteiras brasileiras com nossos vizinhos.

Quem andar pela periferia das grandes metrópoles, como São Paulo, vai encontrar muitos descendentes destes bravos cearenses, totalmente integrados no cenário local. Demonstram a elevada capacidade de adaptação deste povo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: