Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Corrida Mundial pelo Lítio

14 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: ,

O prestigioso jornal japonês Nikkei noticia uma verdadeira corrida entre as empresas japonesas para assegurar a liderança da produção de baterias de lítio que seriam utilizadas nos carros “flex”, entendidos como aqueles que utilizam alternativamente gasolina e eletricidade. A Mitsubishi anuncia um acordo com os australianos para produção na China, a Itochu com os norte-americanos a partir de fontes geotérmicas, a Toyota utilizando a produção argentina, e o METI – Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão estima que 60% da demanda mundial será utilizada pela indústria automobilística.

Todos sabem que a produção boliviana é a que apresenta custos melhores por serem retirados das águas de seus lagos, mas a exigência de que as baterias sejam produzidas naquele país pode comprometer a sua competitividade.

Carro híbrido Toyota Prius Carro híbrido chinês

É sabido que o lítio pode ser retirado inclusive da água do mar, mas o processo de sua retirada necessita ser competitiva. Outros usos, como na captação da energia solar como eólica e seu armanezamento nas baterias constitui o problema. Indústrias de eletricidade também se acham competitivas, pois se trata de uma forma eficiente de entrada e saída de energia.

A produção brasileira parece pouco competitiva, pois implicaria em elevados custos de mineração, mas arranjos adequados podem permitir a produção de baterias nos grandes centros industriais, pois a sua demanda pode ser assegurada pelas necessidades de energia solar e eólica, com exigências como as já existentes em São Paulo.

Nota-se uma forte tendência de desenvolvimentos tecnológicos no setor, pois as fontes de lítio são abundantes, mas vão depender das produções eficientes de baterias, havendo muitos estudos em andamento, entre empresas que possuem tecnologias nesta área.

São assuntos que merecem a atenção das autoridades responsáveis pelo desenvolvimento industrial e produções de energias não poluentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: