Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Divisas do Turismo Asiático

26 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: , , , , ,

Refletindo uma sensível mudança na economia japonesa, constata-se que apesar do yen extremamente valorizado (cerca de 85 yens por US dólar) há um elevado influxo de turistas asiáticos no Japão. Os dados do primeiro semestre indicam que houve um aumento de 35,8% com relação ao mesmo período do ano passado, mostrando que a crise de 2009 foi superada.

Na realidade, as medidas tomadas para flexibilizar a exigência de vistos turísticos dos chineses devem melhorar sensivelmente estes dados, que está também associado às vantagens dos novos pacotes criados pelas agências de turismo junto com as empresas aéreas. É uma comprovação que são instrumentos mais poderosos que o câmbio.

turistas

Os coreanos apresentaram um incremento surpreendente de 71,9%, seguido pelos chineses de 47,4%, e as estatísticas japonesas diferenciam os taiwaneses, que aumentaram em 37%. Os turistas norte-americanos diminuíram, mostrando que a situação econômica dos países de origem afeta os dados de forma significativa.

De forma semelhante, apesar do câmbio favorecendo os turistas japoneses para o exterior, principalmente na Ásia, nota-se que a situação econômica interna do Japão não favorece as viagens para o exterior, e nem os internos, que estão baixos, pois o custo destes últimos não é competitivo com os destinados para os países asiáticos.

O que se constata é que os aposentados e os idosos são menos afetados pelas rendas, pois acumularam patrimônios que estão aproveitando para usufruírem um bom padrão de vida enquanto podem fisicamente. Nota-se, no entanto, que nos países vizinhos asiáticos nem sempre há um preparo adequado para receber os idosos, entre eles muitos cadeirantes, quando comparado com o Japão.

Tudo isto demonstra que estas informações podem ser utilizadas também no Brasil, tomando medidas para aumentar o influxo de estrangeiros, compensando a saída de muitos para o exterior, melhorando o balanço cambial deste setor.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: