Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Primeiras Impressões de Uma Tóquio Renovada

12 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

Oliveira Lima ensinou-nos que é sempre importante registrar as primeiras impressões sobre um lugar que visitamos, pois captam os aspectos mais positivos, para depois começar a notar as dificuldades. Neste verão japonês, depois de mais de dois anos ausentes, volto a visitar esta metrópole, o que fazia com grande frequência.

Nota-se que o número de turistas é mais baixo, possivelmente afetada pelas dificuldades mundiais. O aeroporto de Narita, que viva sobrecarregada neste início da alta temporada, não está com o volume de estrangeiros, o que leva o governo a pensar novamente nas formas de atraí-los para ativar a sua economia interna, que já não é tão dispendiosa como no passado.

toquio_noturno

Vista noturna de tóquio – Foto: Vitor Ogawa (02/2010)

O trânsito está menos poluente, tanto pela melhoria dos veículos quanto dos combustíveis que estão utilizando. Impressiona o número de sistemas de captação de energia solar, numa região que não é a mais propícia para tanto, até por falta de alternativas mais racionais. O número de novos edifícios chama a atenção, ganhando novos espaços com avanços sobre o mar e as várzeas, com dimensões elevadas, ainda que exista terremoto. Parece comum ao que acontece na Ásia superpopulada, onde o espaço é vital.

Nota-se um inconformismo com a crise por que passam há décadas, procurando formas para a sua superação, tanto no setor público quanto no privado. Com todo este empenho, vão acabar encontrando formas de se ajustar às novas condições internacionais, sabendo que necessitam de inovações ousadas para continuar competitivas.

Evidentemente, nota-se que, apesar do baixo crescimento dos últimos anos, o seu nível de renda é extremamente elevado, denotando alto padrão de vida. As inovações continuam em todos os setores, não dando mostras de deterioração, mas de contínuas construções. Para a manutenção desta recuperação, necessitam de constantes aperfeiçoamentos que estão em marcha.

O quadro de instabilidade política denota o inconformismo com a presente situação, procurando espaços dentro do mundo, aprendendo com as dificuldades, como as europeias e norte-americanas, procurando intensificar os intercâmbios com os países emergentes, começando pelos mais próximos, os vizinhos asiáticos. Mas possuem uma visão estratégica, procurando formas de elevar o seu intercâmbio com os africanos e latino-americanos, no que for possível.

Tudo indica que haverá muitos debates até se atingir um razoável consenso, mas parece haver um maior entendimento com o setor privado, sentindo carência de coordenadores capacitados. A criatividade de outros povos pode auxiliar neste processo, pois estão tentando tudo, de forma pragmática, consciente que as posições ideológicas já são coisas do passado.

Os desafios estão colocados, e as novas gerações terão importantes contribuições a oferecer, pois já acumularam um cabedal e uma cultura que não pode se desperdiçada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: