Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Reversão do Processo de Intercâmbio de Recursos Humanos

23 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: , ,

Pode parecer estranho para muitos, mas o industrializado Japão começa a absorver recursos humanos especializados de seus vizinhos asiáticos para acelerar o seu processo de recuperação, que dá mostras de enfrentar problemas. Na realidade, economias industrializadas como os dos Estados Unidos e da Europa continuam absorvendo talentos de países emergentes para manter a sua competitividade.

Notícias divulgadas pelo prestigioso jornal econômico japonês Nikkei demonstram que o Japão que transferia sua experiência para outros países emergentes, notadamente da Ásia, apresenta muitos casos de absorção de comprovados talentos de seus vizinhos, mesmo com as dificuldades de adaptação cultural das empresas.

Nni20100721D21HH349068617

O coreano Tae- Jin Kwon foi diretor gerente sênior da Samsung Heavy Industries e agora é gestor executivo da Sasebo Heavy Industries

Noticia-se que a “joint venture” entre as japonesas Uniquo e a Toray vai utilizar pesquisadores chineses no setor de produtos de alta tecnologia que chamam de “Heat Tech”, para roupas de baixo termais, considerados os mais avançados de sua linha de muitos produtos.

A IHI – Ishikawajima Harima Heavy Industries japonesa, que já operou a Ishibrás no Brasil, o maior estaleiro do Rio de Janeiro, está contratando os melhores recém-formados engenheiros coreanos. Também a Sasebo Heavy Industries japonesa contratou um experiente engenheiro coreano que trabalhou na Samsung, para o setor de tecnologia da informação, pois os estaleiros coreanos estão mais competitivos que os japoneses.

A japonesa Nitto Denko contratou um físico nuclear de Cingapura para dirigir o centro de pesquisas em desenvolvimento de suas atividades no segmento nuclear.

Empresas chinesas, coreanas e hindus estão treinando seu pessoal no exterior. As japoneses, para continuarem competitivas nos seus novos produtos, com novos designs e outras inovações, necessitam de bons recursos humanos, e estão procurando talentos em outros países. São notícias que estão se multiplicando em jornais como o Nikkei, refletindo uma nova realidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: