Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As dimensões dos Dados Estatísticos Chineses

27 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

Muitas dimensões chinesas são tão altas que impressionam a todos, havendo alguns que duvidam de sua exatidão, inclusive entre os analistas chineses. Aqueles que estudam a elaboração dos dados estatísticos sabem que alguns deles, em qualquer país, são aproximações que dão uma ideia da grandeza, não apresentando a exatidão desejada. Autoridades japonesas, com a ajuda de suas empresas privadas, efetuaram a estimativa do mercado chinês para diversos produtos quando ela ia iniciar a sua abertura. Comparando com a demanda que se apresentou efetivamente no mercado posteriormente, constataram que as subestimações foram gritantes, exigindo estudos das causas de tamanhos erros.

Acabaram concluindo que a população chinesa deve ser superior à oficial, principalmente no meio rural, onde se encontram muitos “gêmeos” com idades diferentes. A pressão social para que as famílias da etnia “han” tenham somente um filho, resultaram em artimanhas para desrespeitarem as orientações oficiais. Mesmo num país como o Brasil, pode-se duvidar da dimensão, por exemplo, do seu rebanho, pois os censos agropecuários não são frequentes. Os das produções da pecuária, incluindo os aumentos dos rebanhos, certamente estão subestimados dada a sonegação de informações.

Trem rápido que liga Beijing a Tianjin

Para estatísticas mais palpáveis, como a extensão total do sistema de subway, ou transporte metropolitano em Xangai, informa-se que gira em torno de 450 quilômetros construídos em poucos anos, quando São Paulo ainda não atingiu os 40 quilômetros num período mais longo. Já informamos neste site que o tráfego diário de passageiros do trem rápido entre Beijing e Tianjin é de cerca de 50.000 por dia. E que os chineses pretendem construir mais de 12.000 quilômetros de linhas de trem rápido nos próximos anos.

Os dados estatísticos de organismos internacionais informam que metade da indústria de construção civil do mundo encontra-se atualmente na China, bem como a indústria de cimento. Quem visita aquele país não duvida destes dados, pois o que lá se constata é no mínimo assustador.

Na indústria automobilística, a China deve ultrapassar a construção de 17 milhões de veículos neste ano, a maior do mundo, enquanto a brasileira deve ficar em torno de 4 milhões. Aqueles que são adeptos de São Tomé devem visitar a China para constatar a fidelidade de alguns destes dados, no mínimo na sua ordem de grandeza.

Quando se informa que a China passou a ser a segunda economia do mundo neste ano, deve-se lembrar que o seu câmbio está extremamente desvalorizado, e quando se calcula pelo chamado PPP – Poder de Paridade de Compra, que é mais adequada para comparações internacionais, aquela economia já tinha ultrapassado a do Japão há alguns anos. Não demorará muito para ultrapassar a dos Estados Unidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: