Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desenvolvimento Tecnológico Pós-Silício

9 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , | 2 Comentários »

Notícias sobre eletrônica orgânica costumam aparecer no noticiário internacional. Agora, o conceituado jornal japonês Nikkei apresenta uma detalhada proposta da Universidade de Yamagata, onde o professor Shizuo Tokito, especialista na próxima geração de display, comanda o projeto. Ele veio dos laboratórios de Ciência e Tecnologia da NHK, tendo estudado na Universidade da Califórnia com o Prêmio Nobel de Química, professor A.J.Heeger. O programa inclui o organic solar cells, o organic transistors e o EL – organic electroluminescence, pretendendo desenvolver a tecnologia posterior ao uso do silício.

Estão juntando uma equipe de pesquisadores de nível Prêmio Nobel, como o professor Junji Kido, famoso por ter desenvolvido o white organic EL. Pretendem em cinco anos contar com a tecnologia para colocar em uso o display flexível, com custo competitivo, chegando até o papel eletrônico.

Professor Shizuo Tokito

A Universidade de Yamagata conta com forte suporte governamental, incluindo a assistência da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia. Com todo o apoio das facilidades da Universidade, inclusive em pessoal de pesquisa, conta com um orçamento adequado para o desenvolvimento da eletrônica orgânica.

Eles pretendem contratar o professor S.Sariciftci, uma autoridade mundial neste setor, que trabalha atualmente na Universidade de Johannes Kepler, de Linz, na Áustria. Também contam com o professor Yang Yang, da Universidade da Califórnia, e do professor C.W.Tan, da Universidade de Lochester, nos Estados Unidos. Três pesquisadores taiwaneses, de alto nível, também já foram contratados.

Contrataram, também, o professor Shuji Nakamura, que inventou o blue light-emitting diode, atualmente da Universidade da Califórnia.

Yoshihiro Oba, dean da Faculdade de Engenharia da Universidade de Yamagata, afirma que o projeto os coloca na vanguarda das pesquisas de eletrônica orgânica, numa colaboração governo-indústria-academia.

Este é um exemplo que deve ser perseguido pelo Brasil, por exemplo, na consolidação da tecnologia para exploração do petróleo em águas profundas.


2 Comentários para “Desenvolvimento Tecnológico Pós-Silício”

  1. daniel
    1  escreveu às 11:04 em 9 de agosto de 2010:

    Prezado Dr Paulo. Nao seria silicio ao inves de silicone?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 13:01 em 9 de agosto de 2010:

    Caro Daniel,

    Correto. Desculpe-me pela falha.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: