Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Diferenças nas Gastronomias de Alguns Países

17 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: , ,

O jornal O Globo traz uma matéria da jornalista Carla Lencastre, de Nova Iorque, informando que dois famosos chefs da melhor culinária francesa, mas que recebem influências da fusion que ocorre em todo o mundo, estão ampliando suas atividades. São eles o Daniel Boulud e Jean-George Vongeritchen (ele costuma usar somente Vong), e concentram suas atividades em Manhattan, mas são reconhecidos em todo o mundo.

Além dos restaurantes que já possuem tradicionalmente, eles estão com instalações novas que diferem um pouco das características, procurando atender uma gama mais ampla de clientes de alto nível. Como no Upper East Side, onde se concentram as residências mais nobres de Nova Iorque, ou nas áreas mais frequentadas pelos mais jovens e boêmios, como na Bowery e proximidades da Soho, mais próximos do chamado downtown.

Prato de Daniel Boulud Daniel Boulud Restaurante de Jean-George Vongeritchen

Muitos chefs famosos no mundo procuram utilizar o seu prestígio e trabalham com mais de um restaurante, utilizando profissionais competentes que executam suas criações. Adaptações são efetuadas para atenderem bolsos de diferentes capacidades, pois muitos restaurantes são avaliados pelo seu luxo, ainda que a culinária não apresente grandes diferenças.

No Japão, que também possui muitos restaurantes de chefs internacionais famosos, estrelados por guias como o Michelin, os profissionais de grande prestígio procuram atender uma clientela mais limitada. Eles entendem que cada chef consegue atender com a máxima qualidade cerca de 12 clientes, evitando a massificação dos seus ótimos restaurantes. Alguns que tentaram aproveitar o prestígio dos produtos de seus restaurantes fracassaram, pois estes atendimentos tendem a ser personalizados.

É verdade que muitos chefs franceses procuram contar com um segundo estabelecimento para atenderem mais clientes, em unidades que aproveitam para preparar seus melhores recursos humanos, selecionando os que são promovidos para a unidade principal.

No caso de Daniel Boulud e Jean-Georges Vong, estas unidades adicionais também desempenham o papel de locais experimentais, onde fusions, por exemplo, são apresentadas para verificar como são recebidas. Ou para atender os clientes que aceitam melhor as inovações, em ambientes devidamente estilizados.

Na realidade, com estas ampliações das atividades gastronômicas, os clientes acabam ganhando novas oportunidades, contando com alternativas para experimentarem as novas criações que vão enriquecendo a culinária de todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: