Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Medicina e Gastronomia na China

13 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: , ,

Uma interessantíssima matéria acaba de ser publicada no China Daily sobre os alimentos medicinais e cuidados a serem tomados no seu uso. Naquele país, é tradicional o uso de ervas medicinal na culinária, mas o seu abuso pode provocar efeitos indesejáveis, sugerindo-se que os restaurantes especializados nestes alimentos utilizem profissionais médicos ou chefs com elevada experiência. Existem os que são considerados fortes nos seus efeitos medicinais.

Costuma-se utilizar na China muitas tâmaras (dates) vermelhas tradicionalmente. Bem como uma tigela de sopa com cordeiro aquecido com gengibre e angélica chinesa, durante o outono e inverno para evitar os cansaços, o que já é considerado clássico. O cordeiro, como o gengibre, ajuda a aquecer o corpo, estimulando a circulação sanguínea, provocando a transpiração. Esta sopa já é utilizada há cerca de 1.800 anos e continua sendo prescrito para idosos e mulheres após o parto.

food for thought 01 food for thought 02

O interesse público sobre a cozinha medicinal está aumentando, segundo o vice-diretor do Food Proteger, Sha Fengtor, criando alguns problemas. Um exemplo é o ginseng, também muito usado na Coreia. Para as pessoas com yin e yang fracos, ele pode causar tonturas.

O safron, que revigora a circulação sanguínea e a imunidade, pode causar abortos. A Associação Chinesa de Saúde, Proteção dos Alimentos, entidade sem fins lucrativos, supervisiona os cuidados da Tradicional Medicina Chinesa. Publicou os requisitos básicos para a devida qualificação profissional.

O Ministério da Saúde da China listou 80 alimentos que podiam ser usados em 2002, com as quantidades recomendadas, bem como 59 proibidos de serem utilizados. Existem algumas resistências, principalmente familiares, mas a tendência é o desaparecimento dos proibidos dos cardápios dos restaurantes.

As recomendações diferenciam as estações do ano, sendo que alguns são para as características de períodos específicos. O artigo do China Daily menciona muito deles, que são conhecidos como usados na culinária chinesa e oriental, inclusive no ocidente.

Segundo alguns profissionais, tais ingredientes fazem parte do estágio avançado da culinária chinesa, sendo que alguns devem ser utilizados sob orientação médica, habilitados em fita terapia e medicina tradicional do oriente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: