Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças na Comercialização de Frutos do Mar

8 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

Começa a esboçar-se uma nova tendência no mercado de produtos derivados de frutos do mar, que parece bastante racional. Empresas japonesas começam a utilizar suas facilidades para oferecer produtos semipreparados para os varejistas, dando um passo a mais no que já ocorria. Já era usual que peixes limpos, tanto na forma de filés como até sashimis, eram oferecidos para as donas-de-casa nos supermercados japoneses. Agora, já semigrelhados, cozidos e fritos estão sendo oferecidos, utilizando instalações existentes nos portos pesqueiros como nas proximidades de mercados importantes com o famoso de Tsukiji.

Esta tendência não se observa somente no mercado japonês, como em outros asiáticos, como noticiado no jornal Nikkei. Estes produtos são apresentados com datas claras do seu preparo e prazo de validade, de forma que haja segurança para os seus consumidores.

Empresas de alimentos marinhos estão oferecendo produtos semipreparados

Esta tendência parece interessante, podendo eliminar desperdícios de produtos que possuem um prazo de utilização muito rápida. Nas épocas de pesca mais intensa, nos barcos pesqueiros, muitos costumam ser congelados. Se preparados rapidamente, podem manter seus valores nutricionais ou de sabor, com perdas menores.

Como são produtos que apresentam dificuldades para manipulação pelas atuais donas-de-casa, com inconveniências como cheiros e lixos orgânicos de partes não aproveitáveis, na medida em que isto já ocorre na fonte produtora, partes substanciais de suas inconveniências podem ser eliminadas. No passado, isto ocorria com secagens, salgas e defumagens, ou industrializações que apresentam alterações substanciais nos produtos do mar, modificando suas características.

O semipreparo destes produtos já era usual no mercado. Com estágios adicionais e técnicas apuradas das empresas especializadas, mais características destes produtos podem ser preservadas, mantendo o máximo de sua qualidade. As perdas durante as grandes safras, superiores às demandas normais, também podem ser minimizadas.

Muitas técnicas já vinham sendo utilizadas, como o congelamento rápido, de forma a proporcionar melhor aproveitamento dos pescados. Também os resíduos destes produtos, podem ter melhores aproveitamentos, como no preparo de caldos, quando efetuado em maiores escalas. O que se espera é que normas adequadas sejam estabelecidas, pois muitos destes produtos podem apresentar riscos para a saúde se inadequadamente manipulados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: