Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Oportunidades Para Produtores Brasileiros

8 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Categoria?, Notícias | Tags: ,

A imprensa japonesa registra o aumento de produtos de grandes fornecedoras de alimentos da Europa no mercado do Japão com marcas próprias. Parte destes produtos, adequados aos paladares japoneses, como apresentações ajustadas às exigências dos consumidores daquele mercado está sendo oferecida nos pontos de venda do Japão. Vão desde produtos típicos, como o shoyu ou o natto, apresentados em embalagens adequadas escritas totalmente em japonês.

Como o Brasil é um importante produtor de matérias-primas agropecuárias de alimentos largamente consumidos no Japão e outros mercados asiáticos, parece que seria uma oportunidade para a produção local destes produtos, com marcas específicas, apresentados de forma a atender as exigências daqueles mercados.

Produtos da Tesco, que desenvolveu marcas próprias de produtos tradicionais japoneses

Muitos consumidores japoneses já sabem que o suco de laranja, o frango, a soja, o gergelim e outros produtos largamente consumidos no Japão são de procedência brasileira, mas ainda são apresentados pelos atacadistas sem a adequada identificação desta origem. Como muitos destes e outros produtos começam a ser oferecidos prontos ou quase prontos para o consumo, poderiam contar com marcas próprias brasileiras.

Outros produtos podem ser elaborados, sempre ajustados aos sabores preferidos pelos consumidores, como pequenas adições de açúcar e saquê, que nem sempre é feito no Brasil. Por exemplo, conservas como o fukujinzuke (uma mistura de muitos legumes, com molhos de soja e outros condimentos, um pouco açucarado), poderiam ser produzidos no Brasil, para serem colocados no mercado japonês. Mas seria indispensável que sejam em embalagens de qualidade como os existentes naquele mercado, com a impressão das informações naquele idioma.

Deve lembrar-se de que alguns produtos já estão sendo exportados para o Japão à granel. Por exemplo, as carnes cozidas utilizadas em grande quantidade nos care (curry de origem indiana), ou as essências de frutas tropicais utilizadas na fabricação de sorvetes ou adoçantes naturais como a stevea. Estes mercados estão se globalizando, incorporando produtos que consideram exóticos, de origem das regiões tropicais como a manga, o abacaxi ou o maracujá.

Os produtos de origem amazônica, por exemplo, poderiam apresentar um grande charme, principalmente se informado que estão sendo produzidos de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente. Pode se citar o caso de produtos que utilizam a castanha do Pará ou outros frutos da Amazônia, que tinham sido patenteadas no Japão, como o cupuaçu.

Não se pode esquecer de que o famoso pão de queijo, conhecido até pelo mesmo nome, é oferecido no Japão por uma marca local, utilizando mandioca tailandesa e queijo australiano, e os brasileiros nada faturam, apesar deste produto ser conhecido como de origem brasileira.



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