Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tecnologias das Toilets Japonesas na Imprensa Chinesa

27 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , | 4 Comentários »

Muitos viajantes estrangeiros ficam impressionados com as toilets japonesas que exercem funções que não se encontram em outros países. O curioso é que um artigo no China Daily informa sobre os novos avanços, não somente para torná-los mais higiênicos como para auxiliarem na preservação da saúde, sendo exportados para outros países da Europa, Estados Unidos e Ásia. Informa-se que até o Brasil poderá dispor do seu uso.

Muitas inovações vieram sendo introduzidas ao longo do tempo. Os primeiros proporcionavam o aquecimento dos assentos, de forma que durante um inverno mais rigoroso não houvesse um desconforto no seu uso. Seguiram-se as trocas automáticas de coberturas plásticas, para segurança de diferentes usuários. Depois foram os jatos de água, com temperaturas e intensidades controladas, de forma a eliminar o uso dos “bidês”, permitindo a adequada higienização até daqueles que tinham algumas limitações físicas.

Toilet inteligente, fabricado pela Toto. Foto publicada no China Daily

Noticia-se agora que tais toilets permitem exames de urinas para conferir o teor de açúcar dos que sofrem de diabetes, bem como medida das pressões arteriais e temperatura do corpo, entre outras funções. Seriam voltados para pessoas idosas que podem apresentar maior incidência destas dificuldades. Estes dados podem ser transmitidos para seus médicos com o uso da internet.

Tais toilets encontram-se tanto nas residências, hotéis, edifícios de escritório como em localidades de muito trânsito de pessoas, como os aeroportos. Os turistas chineses reclamam que algumas instruções nas toilets instaladas no Japão estão em idioma local, que dificulta o entendimento de estrangeiros, ou quando se usa ilustrações gráficas, nem sempre são suficientemente claras para aqueles que não estão habituados ao seu uso.

Como residi alguns anos no Japão, e sou um viajante usual, posso testemunhar que estas toilets são extremamente convenientes, e já são possíveis de serem encontradas fora daquele país até em locais públicos, apesar do seu custo elevado.


4 Comentários para “Tecnologias das Toilets Japonesas na Imprensa Chinesa”

  1. Edison Hirano
    1  escreveu às 19:25 em 28 de agosto de 2010:

    O uso do toilet é super importante para uma boa higienização, imaginem só você mexer na terra e depois limpar as mãos apenas com um pedaço de papel?

    Inclusive, já existe um aparelho similar fabricado aqui no Brasil chamado easywash.

    Abraço,

    Edison Hirano

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:32 em 28 de agosto de 2010:

    Caro Edison Hirano,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota

  3. Alyson do Rosário Junior
    3  escreveu às 19:58 em 14 de julho de 2011:

    Muito interessante a matéria! Aqui no Brasil já é possível encontrar em alguns centros empresariais, vasos sanitários”inteligentes”, com troca automática do assento descartável e uma ou outra comodidade, mas nada parecido com a tecnologia high tech japonesa, fruto de uma sociedade muito rica, socialmente homogênea e muito educada. Toilet que faz análise biomédica básica( teor de glicose na urina, pressão arterial e peso) e transmissão dos dados pela internet é algo que poderia existir no Brasil com as devidas adaptações, e infelizmente com um uso muito restrito em função do alto custo desses equipamentos e a possibilidade de depredação!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 20:30 em 14 de julho de 2011:

    Caro Alyson do Rosário Junior,

    Os vasos sanitários japoneses já estão sendo utilizados em outros países estrangeiros e são mais aperfeiçoados dos que são encontrados no Ocidente. Visitando a Europa sentí a necessidade dos tipos japoneses, pois os europeus deixam muito a desejar.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: