Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Turistas Chineses de Elevado Padrão

2 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , , | 2 Comentários »

A nova realidade asiática está exigindo um pragmatismo da parte das operadoras de turismo que visam clientes de elevado padrão. Os chineses passam a ser alvos para preencherem espaços que eram considerados exclusivos de clientes japoneses de elevada exigência. O jornal Nikkei reporta esta dura realidade, mostrando que os luxuosos “ryokan”, pousadas de elevado padrão, procuram atrair clientes chineses, para ocupar espaços que eram os mais cotados no Japão.

Um exemplo é a pequena cidade de Karuizawa, estação de veraneio onde o atual Imperador conheceu a jovem que se tornaria a Imperatriz. Onde a elite japonesa jogava tênis e ocupava mansões localizadas em seus agradáveis bosques. Hoje, é significativo o aumento de clientes chineses atraídos pelo que o Japão pode oferecer de melhor.

Hoshinoya Kyoto

A Hoshino Resort, operadora de hotéis de alto luxo, está abrindo um escritório em Beijing. Esperam aumentar os clientes estrangeiros de 20 para 30% nas suas instalações em Karuizawa, que é uma espécie de Campos de Jordão sofisticada. Também para suas unidades de Hokkaido, norte do Japão, ou Quioto, a antiga capital. A triste realidade é que estes “ryokans” estão desaparecendo naquele país, por falta de clientes que possam arcar com os altos custos de um serviço esmerado. Como os “ryoteis”, finos restaurantes atendidos pelas “gueishas”.

Para atender estes clientes chineses, estão sendo empregados funcionários que conhecem os seus costumes e idiomas, inclusive provenientes da China, dada a dificuldade de se obter mão de obra qualificada no Japão. Aliás, os hotéis chineses nas grandes cidades estão oferecendo serviços de qualidade, comparáveis com os melhores do mundo.

A Honshino Resort também passa a participar de duas organizações internacionais de reservas de hotéis de luxo, como a Virtuose norte-americana e a Small Luxury Hoteis of the World inglesa. Mesmo em metrópoles como Tóquio, os novos hotéis internacionais, como por exemplo o Mandarim Oriental e a Península, estão atraindo bons clientes, quando comparados com os tradicionais japoneses.


2 Comentários para “Turistas Chineses de Elevado Padrão”

  1. Nikos
    1  escreveu às 01:01 em 3 de agosto de 2010:

    O mundo atual não precisam de hotéis finos servidas por gueixas. Basta ter qualidade no atendimento, conforto em suas instalações, tecnologia e praticidade. Ricos de qualquer país aprecisam isso.
    Os ricos chineses não querem sair para passear, querem mostrar poder social. São pobres de espíritos.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 05:28 em 3 de agosto de 2010:

    Caro Nikos,

    Como em qualquer sociedade existem os pobres de espírito, mas também pessoas dotada de grande capacidade intelectual. Os chineses representam 25% da população mundial, e o sucesso que estão obtendo não se deve ao acaso.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: