Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vitalidade da Economia Coreana

24 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Quando a maioria das economias no mundo passa por períodos de dificuldades, a coreana prova o seu vigor, mostrando que no trimestre que terminou em junho último suas empresas tiveram um crescimento dos seus lucros de 47% com relação ao mesmo período do ano passado. Isto ocorreu tanto pelo crescimento de suas exportações como pela ampliação do consumo do seu mercado interno, segundo artigo publicado pelo jornal econômico Nikkei. Mas com a desaceleração das economias norte-americana e chinesa, o futuro mostra-se pouco claro.

As 565 empresas listadas na Bolsa Coreana tiveram um lucro de US$ 14 bilhões no ano fiscal que terminou em dezembro último, de forma agregada, com um crescimento das vendas de 17% anuais, de forma não consolidada. A maioria das empresas opera no mercado internacional.

Rua comercial de Myondon, em Seul.

A siderúrgica líder que é a Posco conseguiu um lucro de 11% superior anual, tanto com o aumento das exportações como para o mercado interno, além de corte nos seus custos. A Hyundai, um aumento de 31% no lucro e 20% nas vendas. A Samsung conseguiu um lucro operacional anual de 88% acima do ano anterior, quando suas concorrentes Sony e Sharp também conseguiram resultados positivos.

A Coreia do Sul teve um crescimento de 33% anual neste quadrimestre, porque sua moeda won está desvalorizada com relação ao yen e o dollar taiwanese. Isto provocou um aumento da renda familiar de 7,8%, contribuindo para a melhoria do mercado interno, que ainda é pequeno quando comparado com as exportações.

As demandas das viagens proporcionaram a Korean Airlines um aumento de vendas de 37% anual. Os varejistas, como a Lotte, conseguiram aumentar os seus lucros, sendo exceções o setor de cosméticos e construção civil.

As estimativas são de dificuldades futuras, segundo avaliações da Daewoo Securities, com as desacelerações no exterior e uma possibilidade de valorização do won. Algumas empresas, como a LG Electronics, enfrentaram dificuldades com o lançamento do smartphones.

Para quem visitou recentemente a Coreia, sente-se que sua economia veio melhorando consideravelmente quando comparada com o seu passado, atingindo um nível de economia desenvolvida, com a preservação do seu meio ambiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: