Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Conveniências e Inconveniências da Internet

20 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , ,

Nicolas Carr copy Todos sabem que as grandes inovações tecnológicas sempre trazem benefícios, mas causam também muitos inconvenientes. Uma interessante entrevista com o jornalista Nicholas Carr, que também mantém um blog, publicada com destaque pela Folha de S.Paulo por Marcelo Leite, chama a atenção para o fato que a internet está provocando uma mudança na forma de pensar.

Segundo Nicholas Carr, a internet traz facilidades na busca de informações, deixando os jovens sem a capacidade de leituras dos livros, que teriam também os benefícios da reflexão, desenvolvendo um espírito crítico. Acha que as escolas devem evitar o abuso no seu uso, o mesmo acontecendo em casa. Ele publicou um livro “The Shallows – What the Internet is Doing to Our Brains”, que deve ser traduzido para o português.

A matéria publicada ressalta que a internet obriga a pensar de forma ligeira e utilitária. É fácil de constatar que todas as formas de comunicação que vêm sendo aperfeiçoadas, como o kindle, facebook, iPad, twitter e outras que estão a caminho, tornam as comunicações mais rápidas e superficiais.

O que se pode discutir é que já havia uma tendência neste sentido nas décadas recentes, antes mesmo da disseminação da internet. Livros volumosos que exigem atentas e longas leituras já estavam com a demanda em declínio, e mesmo os jornais e as revistas vinham dando maior prioridade a notícias rápidas, pílulas e colunas que transmitem com poucas palavras. Artigos que exigem exposições mais cuidadosas e longas já eram evitadas.

Nos jornais e revistas de somente algumas décadas passadas eram comuns artigos e reportagens que tomavam uma página ou mais, fornecendo todo o contexto de um fato ou evento, com seus antecedentes, opiniões em contrário, de forma que o leitor tivesse condição de formar a sua opinião. Eram verdadeiras análises que enriqueciam seus leitores.

Mas o mundo mudou de todos os pontos de vista. Haverá um jovem que lê as instruções de um equipamento eletrônico antes de experimentar o seu uso? Alguém considera todos os cuidados recomendados por uma bula de um remédio, atentando para todas as contraindicações destas drogas?

Nota-se que a frequência das bibliotecas se reduziram, pois enciclopédias foram substituídas pelo Wikipédia, e com o computador em casa muitos alunos podem acessar dicionários, mapas, e todos os livros necessários para suas pesquisas. Mas isto não parece significar que os livros estejam fora de moda, pois as livrarias estão cheias de frequentadores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: